Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/15557
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorMelo Neto, Edmilson Cunha-
dc.date.accessioned2019-09-05T13:44:57Z-
dc.date.available2019-05-09-
dc.date.available2019-09-05T13:44:57Z-
dc.date.issued2019-04-17-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/15557-
dc.description.abstractThe present study aims to analyze possible Chinese motivations with the proposition of the Belt and Road Initiative (OBOR), also known as New Silk Route, announced in 2013 by current Chinese president Xi Jinping (2013-) in two arrangements: Silk Road Economic Belt and the 21st Century Maritime Silk Road. Overall, the initiative has as goal the development of infrastructures in Eurasia, promoting trade, financial integration and the transit of people. It is assumed that motivations behind OBOR go beyond the Chinese will to help its neighbors. Thus, the study is developed upon the following research question: “which economic and geopolitical conditions drove China to propose the One Belt One Road?”. In order to answer it, this piece of work was divided into two chapters. The first one was based on the hypothesis that China is currently facing an economic cooldown and its current foreign reserves volume demands that the country use the money in Foreign Direct Investments. To obtain the results, it explains Chinese economic development as a necessary ground to understand what caused the current state of China’s economy. The following chapter, based on a geopolitical analysis, was structured on the hypothesis that China is interested in expanding its political influence in Eurasia and that there is a need to stabilize regions part of the initiative, namely Central Asia and Xinjiang Uighur Autonomous Region. Considering these two perspectives, it was possible to note that the OBOR works as a tool that can help China tackle both economic and geopolitical issues, but also contributes to China’s expansion beyond Eurasia. This study was based on a qualitative research methodology, conducted upon systematic literature review in the fields of economics, geopolitics, strategy and Chinese foreign policy.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by André Domingos da Silva (andredomingos@ccsa.ufpb.br) on 2019-09-05T13:44:57Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) ECMN05092019.pdf: 1582410 bytes, checksum: ee6bdd4350b9387c5610b564f1ab9edf (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-09-05T13:44:57Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) ECMN05092019.pdf: 1582410 bytes, checksum: ee6bdd4350b9387c5610b564f1ab9edf (MD5) Previous issue date: 2019-04-17en
dc.description.sponsorshipNenhumapt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectEconomia internacionalpt_BR
dc.subjectEconomia chinesapt_BR
dc.subjectGlobalizaçãopt_BR
dc.subjectRota da sedapt_BR
dc.subjectEurásiapt_BR
dc.subjectOne Belt One Road (OBOR)pt_BR
dc.subjectPolítica externa da Chinapt_BR
dc.subjectRelações internacionaispt_BR
dc.titleA (re)ascensão e expansão da China no mundo globalizado: analisando a nova rota da seda sob as óticas econômica e geopolíticapt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Silva, Thiago Lima da-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K8292766J3pt_BR
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K8292766J3pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho busca analisar possíveis motivações chinesas com a proposição do One Belt One Road (OBOR), ou Nova Rota da Seda, anunciada em 2013 pelo atual presidente chinês Xi Jinping (2013-) em duas modalidades: o Cinturão Econômico da Rota da Seda e a Rota Marítima da Seda do século 21. Em termos gerais, a iniciativa tem como objetivo desenvolver infraestruturas na região da Eurásia, promovendo o comércio, integração financeira e trânsito de pessoas. Pressupõe-se que as motivações que movem o OBOR se estendem além da vontade chinesa de ajudar a economia de seus vizinhos. Desse modo, o estudo desenvolve-se a partir da seguinte pergunta: “quais condições econômicas e geopolíticas motivaram a China a propor o One Belt One Road?”. Para respondê-la, o trabalho se dividiu em dois capítulos. O primeiro trabalhou com as hipóteses de que a China enfrenta atualmente um esfriamento em sua economia e que sua atual concentração de capital estrangeiro exige que ela aplique o dinheiro na forma de Investimentos Estrangeiros Diretos. Para chegar aos resultados fez-se necessário discutir o desenvolvimento econômico da China que condicionou seu estado atual. O capítulo seguinte, de cunho geopolítico, por sua vez, partiu das hipóteses de que a China possui interesse em aumentar sua influência política na Eurásia e de que existe uma necessidade em estabilizar regiões englobadas na iniciativa, como Ásia Central e a Região Autônoma Uigor de Xinjiang. A discussão desenvolveu-se com base na perspectiva contra hegemônica da China e complementa-se com o entendimento da relação da China com países e regiões importantes para a consolidação da iniciativa. Tendo em vista estas duas perspectivas, observou-se que o OBOR funciona como uma ferramenta que pode solucionar os problemas de caráter econômico e geopolítico, mas que também contribuirá para a expansão da China além da região da Eurásia. O trabalho fez uso de uma metodologia de caráter qualitativo, conduzido por meio de revisão sistemática de literatura nas áreas de economia, geopolítica, estratégia e política externa chinesa. PALAVRAS-CHAVE:pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentRelações Internacionaispt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::OUTROS::RELACOES INTERNACIONAISpt_BR
Aparece nas coleções:CCSA - TCC - Relações Internacionais

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ECMN05092019.pdf1,55 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons