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metadata.dc.type: TCC
Title: Avaliação dos determinantes da eficiência dos gastos públicos para primeira infância nos municípios paraibanos
metadata.dc.creator: Carvalho, Guilherme Melo Mazala
metadata.dc.contributor.advisor1: Araújo Júnior, Ignácio Tavares de
metadata.dc.description.resumo: O debate acerca do papel e do tamanho da participação do Estado no desenvolvimento das atividades econômicas se intensificou nos últimos anos, sinalizando uma crescente preocupação dos agentes econômicos. O desenvolvimento de um país está ligado à estratégia adotada de qual gargalo, demanda social, deve ser priorizado. A educação é uma importante ferramenta para a acumulação do capital humano, este, por conseguinte, apresenta-se como uma das principais formas de promover o desenvolvimento econômico de uma nação. Políticas públicas voltadas para o desenvolvimento da primeira infância (ECD), produzem externalidades positivas para sociedade, além de serem eficientes do ponto de vista econômico e equitativas, pois promovem justiça social. Este trabalho tem como principal objetivo avaliar os determinantes da eficiência dos gastos públicos em ECD com educação para os municípios do estado da. Utiliza-se o modelo de análise envoltória de dados (DEA), orientado ao produto com retornos variáveis de escala (VRS), para produzir os índices de eficiência; em seguida, aborda-se um modelo econométrico para avaliar seus determinantes. Os resultados mostram que os municípios paraibanos apresentam níveis próximos de eficiência na transformação de insumo em produto, com média de 0,889. A análise sugere que a taxa de analfabetismo entre indivíduos com idades de 25 anos ou mais, afetam negativamente a eficiência dos gastos públicos com educação, assim como o indicador de precariedade da infraestrutura escolar que também contribui para a ineficiência dos gastos. No entanto, a quantidade de professores com nível superior completo e a taxa de atendimento ou cobertura escolar na faixa etária de 0 a 3 anos, contribuem positivamente.
Abstract: The debate over the role and size of state participation in the development of economic activities has intensified in recent years, signaling a growing concern of economic agents. The development of a country is linked to the strategy adopted that social demand should be prioritized. Education is an important tool for the development of human capital and therefore presents itself as one of the main ways to promote the economic development of a nation. Public policies for Early Childhood Development (ECD) produce positive externalities for society, as well as being economically efficient and equitable, as they promote social justice. The main objective of this study is to evaluate the determinants of the efficiency of public spending on ECD with education for the municipalities of the state of Paraíba in the period of 2011. The data-driven analysis model (DEA) is used, with product returns with variable returns (RSV) to produce efficiency indices; Then an econometric model is analyzed to evaluate its determinants. The results show that the municipalities of Paraíba present near efficiency levels in the transformation of the input into product, with an average of 0.899. The analysis suggests that the illiteracy rate among individuals aged 25 years or older negatively affects the efficiency of public spending on education, as well as the indicator of precarious school infrastructure that also contributes to inefficient expenditures. However, the number of teachers with higher education and the rate coverage school in the 0-3 age group contribute positively
Keywords: Desenvolvimento econômico
Gasto público
Gastos com educação
Economia paraibana
Primeira infância
Ciências Econômicas
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIA::ECONOMIA REGIONAL E URBANA
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Paraíba
metadata.dc.publisher.initials: UFPB
metadata.dc.publisher.department: Economia
metadata.dc.rights: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/15650
Issue Date: 15-Jun-2018
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