Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/15664
Tipo: TCC
Título: Habitação de Interesse Social na comunidade São Rafael: proposta de blocos de edificação multifamiliar para pessoas em áreas de risco e degradação ambiental
Autor(es): Oliveira, Jhonata Kennedy Medeiros de
Primeiro Orientador: Castor, Dimitri Costa
Resumo: Este trabalho consiste na proposição de um anteprojeto de blocos de habitações de interesse social, que beneficiarão as famílias da comunidade São Rafael, no bairro do Castelo Branco em João Pessoa, que se encontram em situação de risco iminente de inundações ou deslizamento de terra. Todavia esta proposta busca extrapolar os limites do projeto de edificação, estendendo-se a duas pequenas intervenções próximas aos limites do terreno do projeto, na tentativa de estabelecer duas interfaces de conexão mais fortes com a comunidade, permitindo que não apenas as pessoas que foram remanejadas desfrutem dos novos espaços livres criados entre os blocos de habitação, mas toda a comunidade, desmontando a ideia de condomínio fechado e rompendo os limites da quadra e do lote, tornando-a mais permeável, algo desejável, uma vez que se propõe outros usos para além do residencial, como creche e área comercial que contribuirão para intermediação das áreas públicas e privadas. Nesse sentido foi necessário fazer um trabalho de reconhecimento da área para que fosse possível identificar a demanda mais urgente e quais os melhores caminhos para se estabelecer novas conexões. Vale destacar que grande parte das diretrizes adotadas pelo projeto sofreu influências de boas experiências de projeto que estenderam suas intervenções para além dos limites do lote, bem como de recomendações encontradas em bibliografia variada a respeito da atuação em projetos de habitação de interesse social. O projeto ganhou um caráter orgânico uma vez que foram tomados como referência o desenho do lote, fruto da ocupação imediata das moradias vizinhas, bem como a topografia acidentada do terreno. A alternativa de habitações em blocos verticais, foi adotada para que se pudesse viabilizar o atendimento às demandas solicitadas, e vai de encontro à própria verticalização incipiente na área da comunidade que não tem possibilidades de crescimento horizontal. Nessa perspectiva, o projeto prover habitações, mas contribui para contenção dos impactos de crescimento urbano horizontal sobre a área frágil, no entorno da comunidade, aumentando a densidade de ocupação no lote do projeto, permitindo que o custo urbano seja reduzido e provendo maior estoque de área não construída destinadas ao uso público, no vislumbre de que num futuro próximo seja possível, através de intervenções maiores, costurar o tecido urbano com essas áreas truncadas.
Abstract: NÃO CONSTA NO ARQUIVO DO TCC
Palavras-chave: Habitação de Interesse Social
Comunidade São Rafael
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ARQUITETURA E URBANISMO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Arquitetura e Urbanismo
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/15664
Data do documento: 13-Mai-2019
Aparece nas coleções:CT - TCC - Arquitetura e Urbanismo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JKMO23052019.pdf182,97 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.