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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/15683
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorMuniz, Cristiane Crispim-
dc.date.accessioned2019-09-12T19:47:27Z-
dc.date.available2018-11-09-
dc.date.available2019-09-12T19:47:27Z-
dc.date.issued2018-10-31-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/15683-
dc.description.abstractThis research had the purpose of studying the viability of opening a coffee shop in Campina Grande city, Paraíba, Brazil. The union of passion for gastronomy, interest in entrepreneurship and the real opportunity to open a business on a family property were the reasons to do this research. Therefore, it was necessary to highlight in this study the rise of the higher cafes, gastronomic enterprise and the business plan itself. For the accomplishment of the plan, a marketing research was done along with field research and inserted the data in the software available by SEBRAE Minas Gerais (2013), Business Plan 3.0 and Microsoft® Excel spreadsheets. The plan showed that the project is viable, with a profitability of 43.62% per year in the estimated scenario and 39.53% in a pessimistic scenario (-20%). The time for return on investment estimated is five months, which is very favorable to the implementation of the business.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Gislayne Perez Theodoro (gislayne.perez@gmail.com) on 2019-09-12T19:47:27Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) CCM12092019.pdf: 1395979 bytes, checksum: c3a3aa57c9e2adbb8435c92ed0b1f083 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-09-12T19:47:27Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) CCM12092019.pdf: 1395979 bytes, checksum: c3a3aa57c9e2adbb8435c92ed0b1f083 (MD5) Previous issue date: 2018-10-31en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectPlano de negóciopt_BR
dc.subjectGastronomiapt_BR
dc.subjectCafeteriapt_BR
dc.subjectEmpreendedorismopt_BR
dc.titlePlano de negócio: abertura de uma cafeteria na cidade de Campina Grande - PBpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Silva, Valéria Louise de Araújo Maranhão Saturnino-
dc.description.resumoO presente estudo teve como finalidade estudar a viabilidade de abertura de um negócio em cafeteria na cidade de Campina Grande, Paraíba. A união da paixão pela gastronomia, o interesse por empreendedorismo e a oportunidade real de abrir um negócio em uma propriedade familiar foram as razões para desenvolver esta pesquisa. Para tanto, foi necessário destacar neste estudo a ascensão dos cafés superiores, empreendimento em gastronomia e o próprio plano de negócio. Para a realização do plano, foi feita uma pesquisa de marketing, juntamente com pesquisa de campo e inseridos os dados no software disponibilizado pelo SEBRAE Minas Gerais (2013), Plano de Negócios 3.0 e planilhas do Excel Microsoft®. O plano mostrou que o projeto é viável, tendo lucratividade de 38,6% ao ano no cenário estimado e 34,5% num cenário pessimista (-20%). O tempo de retorno do investimento estimado é de cinco meses, o que é bastante favorável à implementação do negócio.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentGastronomiapt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS AGRARIAS::CIENCIA E TECNOLOGIA DE ALIMENTOS::CIENCIA DE ALIMENTOS::PADROES, LEGISLACAO E FISCALIZACAO DE ALIMENTOSpt_BR
Aparece nas coleções:CTDR - TCC - Gastronomia

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