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Tipo: TCC
Título: ANÁLISE DO PERFIL SOCIOECONÔMICO DOS EGRESSOS, SUA INSERÇÃO PROFISSIONAL E AVALIAÇÃO DO CURSO DE ENGENHARIA CIVIL DA UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA ENTRE OS ANOS DE 2009 E 2018
Autor(es): OLIVEIRA, PAULO FERNANDO DUTRA DE
Primeiro Orientador: Pablo Brilhante de Sousa
Resumo: A formação e a qualificação profissional são dois dos pilares para o desenvolvimento econômico e social de um país. Sendo um dos cursos presentes na fundação da Universidade Federal da Paraíba, o curso de Engenharia Civil formou, apenas nos últimos 10 anos, em torno de 650 profissionais. Este estudo tem como objetivo fazer a análise do perfil desses profissionais com o levantamento de suas características socioeconômicas como escolaridade, renda, sexo e situação profissional, e sua inserção profissional, comparando formação acadêmica e a realidade enfrentada no mercado de trabalho para elencar os pontos falhos e os de destaque na formação, como também descobrir qual é a avaliação do curso sob a ótica dos profissionais formados por ele. Os dados foram levantados por meio da aplicação de um formulário online, os participantes foram classificados a partir de suas respostas e agrupados de acordo com suas características comuns. Os resultados mostram a configuração de um cenário preocupante para os Engenheiros Civis formados nos últimos anos e provavelmente para os próximos, caso não sejam construídas soluções que atualizem os conteúdos ministrados, atendam às demandas de mercado e utilizem novas metodologias de ensino mais participativas.
Abstract: Formation and professional qualification are two importante basis points of the economic and social development of a country. Being one of the courses present in the foundation of the Federal University of Paraíba, the Civil Engineering course has formed, in the last 10 years, around 650 professionals. This study aims to analyze the profile of these professionals with a survey of their socioeconomic characteristics such as schooling, income, sex and professional status, and their professional insertion, comparing academic training and the reality faced in the job market to list the faulty points and those who are prominent in the training, as well as discovering what the evaluation of the course is from the perspective of the professionals trained by it. Data were collected through the application of an online form, participants were classified from their answers and grouped according to their common characteristics. The results show the configuration of a worrying scenario for civil engineers trained in the last years and probably for the next ones, if solutions are not constructed that update the contents given, meet the market demands and use new and more participative teaching methodologies.
Palavras-chave: Avaliação
Egressos
CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVIL
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Engenharia Cívil e Ambiental
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/15712
Data do documento: 13-Mai-2019
Aparece nas coleções:CT - TCC - Engenharia Civil e Ambiental

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