Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/15727
metadata.dc.type: | TCC |
Title: | Uso da tecnologia e sua relação com o ensino na modernidade - diagnóstico e intervenção |
metadata.dc.creator: | Azevedo, Ályson Lopes de |
metadata.dc.contributor.advisor1: | Pereira, João Carlos Rodrigues |
metadata.dc.description.resumo: | O acelerado desenvolvimento tecnológico vem provocando transformações na sociedade e, por isso, a educação necessita ser um processo contínuo, aberto aos desafios e às inovações. A tecnologia educacional deve ser utilizada como um recurso adicional no processo ensino-aprendizagem, assim é necessário capacitar e incentivar os professores para utilizarem de forma correta toda esta inovação. Este trabalho tem por objetivo geral: analisar a frequência do uso do laboratório de informática no Colégio Diocesano Seridoense e sua consequência no uso do processo ensino-aprendizagem como meio para utilizar as tecnologias educacionais e suas ferramentas para dialogar com aprendizagem entre o professor e o aluno.O desenvolvimento do trabalho surgiu a partir destas indagações: Qual importância do uso das tecnologias na educação? Como utilizar as tecnologias da informação para melhorar o processo ensino-aprendizagem? Que metodologia os professores utilizam em suas aulas?Em busca destas respostas, foi empregada uma metodologia qualitativa de caráter bibliográfico. Para concretizar os objetivos foi feito uso de intervenções junto aos professores em suas atividades cotidianas. |
Abstract: | The accelerated technological development has provoked transformations in the society and, therefore, the education needs to be a continuous process, open to the challenges and the innovations. Educational technology should be used as an additional resource in the teaching-learning process, so it is necessary to train and encourage teachers to use this innovation correctly. This work aims to analyze the frequency of use of the computer lab in the Seridoense Diocesan College and its consequence in the use of the teaching-learning process as a means to use the educational technologies and their tools to dialogue with teacher-student learning. The development of the work emerged from these questions: How important is the use of technology in education? How to use information technology to improve the teaching-learning process? What methodology do teachers use in their classes? In search of these answers, a qualitative methodology of bibliographic character was used. In order to achieve the objectives, it was made use of interventions with the teachers in their daily activities. |
Keywords: | Informática Tecnologia educacional Educação Ensino- aprendizagem |
metadata.dc.subject.cnpq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO |
metadata.dc.language: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal da Paraíba |
metadata.dc.publisher.initials: | UFPB |
metadata.dc.publisher.department: | Informática |
metadata.dc.rights: | Acesso aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
metadata.dc.rights.uri: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/15727 |
Issue Date: | 15-Dec-2017 |
Appears in Collections: | TCC - Licenciatura em Computação à Distancia |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
ALA27022018.pdf | 1,08 MB | Adobe PDF | View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License