Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/15727
metadata.dc.type: TCC
Title: Uso da tecnologia e sua relação com o ensino na modernidade - diagnóstico e intervenção
metadata.dc.creator: Azevedo, Ályson Lopes de
metadata.dc.contributor.advisor1: Pereira, João Carlos Rodrigues
metadata.dc.description.resumo: O acelerado desenvolvimento tecnológico vem provocando transformações na sociedade e, por isso, a educação necessita ser um processo contínuo, aberto aos desafios e às inovações. A tecnologia educacional deve ser utilizada como um recurso adicional no processo ensino-aprendizagem, assim é necessário capacitar e incentivar os professores para utilizarem de forma correta toda esta inovação. Este trabalho tem por objetivo geral: analisar a frequência do uso do laboratório de informática no Colégio Diocesano Seridoense e sua consequência no uso do processo ensino-aprendizagem como meio para utilizar as tecnologias educacionais e suas ferramentas para dialogar com aprendizagem entre o professor e o aluno.O desenvolvimento do trabalho surgiu a partir destas indagações: Qual importância do uso das tecnologias na educação? Como utilizar as tecnologias da informação para melhorar o processo ensino-aprendizagem? Que metodologia os professores utilizam em suas aulas?Em busca destas respostas, foi empregada uma metodologia qualitativa de caráter bibliográfico. Para concretizar os objetivos foi feito uso de intervenções junto aos professores em suas atividades cotidianas.
Abstract: The accelerated technological development has provoked transformations in the society and, therefore, the education needs to be a continuous process, open to the challenges and the innovations. Educational technology should be used as an additional resource in the teaching-learning process, so it is necessary to train and encourage teachers to use this innovation correctly. This work aims to analyze the frequency of use of the computer lab in the Seridoense Diocesan College and its consequence in the use of the teaching-learning process as a means to use the educational technologies and their tools to dialogue with teacher-student learning. The development of the work emerged from these questions: How important is the use of technology in education? How to use information technology to improve the teaching-learning process? What methodology do teachers use in their classes? In search of these answers, a qualitative methodology of bibliographic character was used. In order to achieve the objectives, it was made use of interventions with the teachers in their daily activities.
Keywords: Informática
Tecnologia educacional
Educação
Ensino- aprendizagem
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Paraíba
metadata.dc.publisher.initials: UFPB
metadata.dc.publisher.department: Informática
metadata.dc.rights: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/15727
Issue Date: 15-Dec-2017
Appears in Collections:TCC - Licenciatura em Computação à Distancia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ALA27022018.pdf1,08 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons