Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/15732
metadata.dc.type: TCC
Title: Marketing de relacionamento e a construção da fidelidade do cliente em uma empresa de panificação
metadata.dc.creator: Costa, Tiago Nepomuceno
metadata.dc.contributor.advisor1: Gomes, Jairo de Pontes
metadata.dc.description.resumo: Este trabalho teve como propósito analisar o marketing de relacionamento e a construção da fidelidade do cliente em uma empresa de panificação, na panificadora Santo Antônio do município de Solânea-PB. Como objetivo geral, esta pesquisa procurou identificar, na visão dos consumidores, as estratégias que uma panificadora poderá implementar para fidelizar seus clientes, por meio de uma pesquisa descritiva, com abordagem quantitativa. A mesma contou com a utilização de um questionário, com 12 (doze) questões, aplicado a 180 clientes externos no prazo de 9 (nove) dias, ou seja, no período de 27 de abril a 04 de maio do corrente ano, por acessibilidade. Realizou-se, ainda, uma entrevista com o proprietário da panificadora, para analisar o posicionamento da empresa frente aos consumidores e os demais concorrentes de mercado. Nas conclusões, foram apontadas as contribuições marketing de relacionamento e algumas estratégias que a panificadora pode adotar para manter seus clientes satisfeitos.
Abstract: This work aimed to analyze relationship marketing and customer loyalty building in a baking company at the Santo Antônio bakery in the municipality of Solânea-PB. As a general objective, this research sought to identify, in the view of consumers, the strategies that a bakery can implement to retain its customers, through a descriptive research, with a quantitative approach. It was used a questionnaire, with 12 (twelve) questions, applied to 180 external clients within a period of 9 (nine) days, that is, from April 27 to May 4 of the current year, for accessibility . An interview was also held with the owner of the bakery to analyze the company's position vis-à-vis consumers and other market competitors. In the conclusions, it was pointed out the marketing contributions of relationship and some strategies that the bakery can adopt to keep its customers satisfied.
Keywords: Marketing de relacionamento
Fidelização de clientes
Estratégias
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Paraíba
metadata.dc.publisher.initials: UFPB
metadata.dc.publisher.department: Administração
metadata.dc.rights: Acesso aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/15732
Issue Date: 5-Jun-2019
Appears in Collections:TCC - Administração - CCHSA

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TNC16092019.pdf708,51 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons