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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/15753
Tipo: TCC
Título: Utilização de jogos educativos digitais no processo ensino-aprendizagem
Autor(es): Sousa, Diego Barrêto Nóbrega
Primeiro Orientador: Pereira, João Carlos Rodrigues
Resumo: Esta Monografia apresenta informações consolidadas sobre a utilização de Jogos Educativos Digitais no Processo Ensino-Aprendizagem. Pesquisaram-se essas informações, através de revisão bibliográfica de seis publicações sobre o tema, obtidas na internet. A pesquisa se justifica porque, embora existam muitas publicações sobre o assunto, os dados são disponibilizados de forma muito dispersa. As informações foram organizadas em categorias especialmente escolhidas para esta finalidade. Com elas, registraram-se as características dos jogos educativos, as vantagens e riscos do uso deles, o papel do professor nesse processo, alguns alertas sobre planejamento, aplicação e avaliação dessa atividade, e locais onde se podem encontrar Jogos Educativos Digitais. Esta pesquisa concluiu que a utilização desses instrumentos didáticos é muito vantajosa para o processo de ensinar e aprender, porque os jogos educativos são lúdicos, motivadores, agregadores e auxiliam os alunos a compreender conceitos, desenvolver habilidades e competências, e construir saberes.
Abstract: This monograph presents consolidated information on the use of Digital Educational Games in the Teaching-Learning Process. This information was searched through a bibliographical review of six publications on the subject, obtained on the Internet. The research is justified because, although there are many publications on the subject, the data are very scattered. The information was organized into categories, specially chosen for this purpose. These included the characteristics of educational games, the advantages and risks of using them, the teacher's role in this process, some warnings about the planning, application and evaluation of this activity, and places where Digital Educational Games can be found. This research concluded that the use of these teaching tools is very advantageous for the process of teaching and learning, because educational games are playful, motivating, aggregating and they help students to understand concepts, develop skills and competences, and build knowledge.
Palavras-chave: Jogos educativos digitais
Objetos de aprendizagem
Ensino-aprendizagem
Ciência da computação
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Informática
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/15753
Data do documento: 15-Dez-2017
Aparece nas coleções:TCC - Licenciatura em Computação à Distancia

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