Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/15754
Tipo: TCC
Título: Realidade aumentada na educação: uma análise das ferramentas Flaras e Aumentaty como recursos para aulas expositivas
Autor(es): Nascimento Júnior, David Severo do
Primeiro Orientador: Rebouças, Ayla Débora Dantas de Souza
Primeiro Coorientador: Scherer, Daniel
Resumo: A Tecnologia encontra-se disseminada em nossa sociedade de uma forma praticamente indissociável. Inevitavelmente, seus efeitos são sentidos nas mais diversas áreas da sociedade, sendo a Educação uma delas. Diante dessa realidade, torna-se imprescindível a busca de soluções que viabilizem uma educação formal mais atrativa para uma geração que já nasceu em meio a uma “revolução tecnológica” um tanto consolidada. Nessa perspectiva, a Realidade Aumentada apresenta-se como ferramenta extremamente válida no sentido de prover uma interação capaz de atrair a atenção dos alunos para um aprendizado capaz de se valer de elementos lúdicos de modo a atingir seus objetivos com eficiência e eficácia. O presente trabalho objetiva realizar a análise das ferramentas Flaras e Aumentaty, utilizadas para trabalhar com aplicações mais simples empregando a realidade aumentada para aulas expositivas, de modo a demonstrar que a utilização desses recursos pode ser tangível a qualquer educador capaz de se propor a uma curva de aprendizado relacionada ao contexto.
Abstract: Technology is disseminated in our society in a practically inseparable way. Inevitably its effects are felt in the most diverse areas of society, and Education is one of them. Faced with this reality, it is important to search for solutions that will enable a more attractive formal education for a generation that was born in the midst of a somewhat consolidated "technological revolution". In this perspective, the Augmented Reality presents itself as an extremely valid tool in order to provide an interaction capable of attracting the attention of the students to learning, exploring ludic elements to reach their objectives with efficiency and efficacy. This article aims to perform the analysis of the tools Flaras and Aumentaty, used to work with simpler applications using augmented reality for expository classes, in order to demonstrate that the use of these resources can be tangible to any educator who intends to use them.
Palavras-chave: Realidade aumentada
Ensino
Flaras
Aumentaty
Informática
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Informática
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/15754
Data do documento: 31-Jul-2017
Aparece nas coleções:TCC - Licenciatura em Computação à Distancia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DSNJ18082017.pdf5,48 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons