Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/15879
metadata.dc.type: Dissertação
Title: A prática da gestão democrática em escolas públicas: um estudo comparativo entre uma escola pública militarizada e outra não militarizada de uma capital do nordeste
metadata.dc.creator: Lacerda, Silvana Márcia Batista de
metadata.dc.contributor.advisor1: Oliveira, Samir Adamoglu de
metadata.dc.contributor.advisor-co1: Aragão, Wilson Honorato
metadata.dc.description.resumo: Este estudo traz uma análise das práticas da gestão democrática em escolas públicas, por meio de um estudo comparativo entre uma escola pública militarizada e outra não militarizada de uma capital do Nordeste. Para realizar a pesquisa, adotamos uma abordagem qualitativa. Os dados foram coletados por meio de entrevistas, que chamamos de conversas informais, com um roteiro semiestruturado, e da técnica shadowing, um tipo de observação não participante, além da análise de documentos. Para proceder à análise do trabalho, utilizamos os Estudos Baseados em Prática (EBP). No que se refere aos resultados, podemos afirmar que, embora, nas duas instituições de ensino pesquisadas, haja indícios de democracia em algumas situações, em outras, não evidenciamos práticas democráticas, razão por que não podemos caracterizá-las como detentoras de uma gestão democrática plena. Constatamos, ainda, que o maior entrave para defini-las como praticantes de uma gestão democrática em sua plenitude foi a falta de participação dos que constituem a comunidade escolar, o que nos fez concluir que ter um Conselho Escolar não é o suficiente para que se tenha de fato uma participação que gere democratização e descentralização de poder. Além disso, a falta de participação é um problema decorrente de uma cultura enraizada na sociedade que necessita de conscientização que resulte em uma transformação cultural. Esses resultados nos fizeram entender que não é a nomenclatura militar ou não militar que poderá configurar uma gestão democrática, mas as práticas dessa gestão em sua realidade.
Abstract: This research presents an analysis of the democratic management practices in public schools, through a comparative study between a militarised public school and a non-militarised public school of a capital from Brazil's northeast. In order to carry out the research, it was used a qualitative approach. The data were collected through interviews, known as informal conversations, with a semi-structured script, the shadowing technique, a kind of nonparticipant observation, and also a document analysis. For the purpose of analyzing the work, it was used the Studies Based on Practice (SBP). As a result, it can be affirmed that, despite the fact that in both educational institutions surveyed, although democratic practices was not seen, there are just signs of democracy in some situations, that is why them could not be characterized as having a completely democratic management. Moreover, it also showed that the greatest obstacle in defining them as practitioners of democratic management in its fullness was the lack of participation of those whose constitute the school community, which led us to conclude that having a School Council is not enough to have, in fact, a participation which generates democratization and decentralization of power. In addition, the lack of participation constitutes a problem which comes from a culture rooted in a society in need of awareness, whom result is a cultural transformation. To sum up, through these results it could be understood that it is not the military or non-military nomenclature that can set up a democratic management, but the practices of that management in their reality.
Keywords: Gestão democrática
Conselho Escolar
Participação Escolar
Democratic Management
School Council
School Participation
Gestão escolar
Escolas públicas - Estudo comparativo
Escola pública militarizada
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Paraíba
metadata.dc.publisher.initials: UFPB
metadata.dc.publisher.department: Administração
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Administração
metadata.dc.rights: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/15879
Issue Date: 12-Dec-2018
Appears in Collections:Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA) - Programa de Pós-Graduação em Administração

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Arquivototal.pdfArquivototal1,44 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons