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metadata.dc.type: TCC
Title: Do diagnóstico ao plano de marketing na biblioteca da faculdade IESP/ FATEC - PB: um estudo sobre infraestrutura e recursos humanos
metadata.dc.creator: NASCIMENTO, Janiely da Silva
metadata.dc.contributor.advisor1: SILVA, Alzira Karla Araújo da
metadata.dc.contributor.referee1: NASCIMENTO, Geysa Flávia Câmara de Lima
metadata.dc.contributor.referee2: NASCIMENTO, Genoveva Batista do
metadata.dc.description.resumo: O estudo objetiva diagnosticar a Biblioteca Central da Faculdade IESP/FATEC-PB, a partir da análise de cenários, no que concerne a infra-estrutura e os recursos humanos. Para tanto, apresenta a importância do plano de marketing como guia gerencial para Biblioteca. Aborda o marketing como filosofia de gestão, comprometida com o cliente. Comenta sobre como o marketing pode auxiliar o profissional bibliotecário a melhorar sua imagem perante a comunidade. Metodologicamente, é uma pesquisa descritiva com abordagem qualitativa. O campo de pesquisa é a Faculdade IESP/FATEC-PB, e os sujeitos são compostos por funcionários da referida Biblioteca. Foi aplicado questionário, baseado na análise SWOT, com a bibliotecária da Faculdade, a fim de identificar as forças e fraquezas do ambiente interno e as oportunidades e ameaças do ambiente externo. Como resultado, propõe um plano de marketing para a Biblioteca Central da Faculdade IESP/FATEC-PB como ferramenta orientadora de ações de marketing a serem adotadas pela unidade da informação. Conclui-se que o marketing aplicado à biblioteca deve fazer parte do planejamento estratégico anual e pode trazer benefícios vantajosos como a imagem positiva, a oferta de produtos e serviços mais acertados e a manutenção, conquista e fidelização de clientes.
Abstract: The present study is aimed to diagnose the Central Library of the IESP/FATECPB College, from the scenario analysis, in what concerns to infrastructure and human resources. For that, it is presented the importance of a marketing plan as a management guide to the Library. Marketing is approached as a management philosophy, which is compromised with the client. It is commented about how marketing could help the librarian professional in improving his image before the community. In relation to the methodology, it is a descriptive research with qualitative approach. The search field is the IESP/FATECPB College and the research subjects are the employees of its library. Then, it was applied a questionnaire based on the SWOT analysis with the librarian of the College, in order to identify the strengths and the weaknesses of the internal environment and the opportunities and the threats of the external environment. As a result, it is proposed a marketing plan to the Central Library of the IESP/FATECPB College as a guiding tool of marketing actions to be adopted by the information unit. It is concluded that the marketing applied to library should make part of the annual strategic planning and it can bring advantageous benefits as the positive image, the offer of products and services more agreed and the maintenance, conquer and customer loyalty.
Keywords: Marketing em unidades de informação
Marketing bibliotecário
Plano de marketing em bibliotecas
Biblioteca Central da Faculdade IESP/FATEC-PB
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO::BIBLIOTECONOMIA::PROCESSOS DE DISSEMINACAO DA INFORMACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Paraíba
metadata.dc.publisher.initials: UFPB
metadata.dc.publisher.department: Ciência da Informação
metadata.dc.rights: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/1597
Issue Date: 29-Nov-2016
Appears in Collections:CCSA - TCC - Biblioteconomia

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