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https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/16050| Tipo: | Dissertação |
| Título: | O olhar dos servidores técnico-administrativos acerca da autoavaliação como parte do sistema nacional de avaliação da educação superior (SINAES) na Universidade Federal da Paraíba |
| Autor(es): | Cavalcanti, Rafael da Fonseca |
| Primeiro Orientador: | Soares, Swamy de Paula L. |
| Resumo: | Este trabalho tem por objeto a análise do olhar do servidor técnico-administrativo da Universidade Federal da Paraíba acerca do processo de Avaliação Interna da instituição, como etapa que faz parte do segmento da Avaliação Institucional proveniente do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior; destacadamente quanto à participação da categoria como agente diretamente envolvido no cotidiano da universidade. O enfoque se deu, ainda, na avaliação da Educação Superior no que concerne às políticas públicas avaliativas implantadas ao longo do tempo, seus resultados, circunstâncias econômicas e políticas envolvidas, e que envolvem o aparato do Estado, na busca da qualidade na avaliação, sua democratização e habitualidade (cultura), além dos contornos que permeiam o atual sistema de avaliação em vigor. O tema será abordado de forma indutiva, num caráter descritivo de análise, utilizando-se de pesquisa exploratória e aplicada. Através da aplicação de questionários aos servidores, chegamos à conclusão que o processo desenvolvido pela CPA se mostra incipiente, restrito e desprovido de legitimidade democrática. |
| Abstract: | This study provides an analysis of the conceptions and opinions from the technical staff of Federal University of Paraíba about the institute self-evaluation, as part of the Institutional Evaluation that comes from the Higher Education Evaluation National System; clearly analyzing the staff involvement as an agent who deals directly with the university diaries. The focus also was the Superior Education evaluation, their public polices developed along the years, their results, economic and political circumstances which involves the State restructure, the search for quality in evaluation, their democratic way and culture, and the scenario beyond the actual evaluation system in progress. The subject will be approached in an inductive way, in a descriptive character of analysis, using exploratory and applied research. Along the survey applied, we come to the conclusion that the process developed by the CPA is incipient, restricted and devoid of democratic legitimacy. |
| Palavras-chave: | Avaliação Autoavaliação Educação Superior Participação Técnico-administrativo Evaluation Self-evaluation Superior Education Participation Technical Staff Educação Superior - Avaliação UFPB - Avaliação interna Servidor técnico-administrativo Políticas Públicas Educação - Gestão e avaliação |
| CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
| Sigla da Instituição: | UFPB |
| Departamento: | Educação |
| Programa: | Mestrado Profissional em Políticas Públicas, Gestão e Avaliação da Educação |
| Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
| URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
| URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/16050 |
| Data do documento: | 22-Mar-2019 |
| Aparece nas coleções: | Centro de Educação (CE) - Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas, Gestão e Avaliação da Educação Superior |
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