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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/16053
Tipo: TCC
Título: Path Tracing Bidirecional em GPU: implementação e análise
Autor(es): Régis, Christopher Philippe Diniz
Primeiro Orientador: Pagot, Christian Azambuja
Primeiro Coorientador: Formiga, Andrei Araújo
Resumo: Hoje em dia cada vez mais pessoas buscam por experiências visuais realistas através de jogos, vídeos ou filmes, onde todos estes produtos consistem basicamente em geração e exibição de imagens. Uma das maneiras de gerar imagens realistas é reproduzir fielmente os efeitos de iluminação que ocorrem no mundo real, como sombras, reflexões, refrações, entre outros. Uma das principais técnicas utilizadas para gerar imagens realistas é o algoritmo de path tracing. Porém, a técnica apresenta limitações quando se busca renderizar imagens de cenas onde a maior parte da geometria não é iluminada diretamente pelas fontes de luz. Neste contexto, surge o algoritmo de path tracing bidirecional, que funciona como uma extensão do algoritmo original e busca obter melhores resultados. Este trabalho consiste na implementação do algoritmo bidirecional e posterior comparação com outras variações do algoritmo. Os resultados obtidos confirmam que o algoritmo bidirecional é mais eficiente ao renderizar imagens onde a maior parte da geometria não é iluminada diretamente. No entanto, o algoritmo apresenta um maior custo computacional, o que faz com que sua utilização seja inviável em algumas situações.
Abstract: Nowadays more and more people are looking for realistic visual experiences through games, videos or movies, where all these products basically consist of generation and display of images. One of the ways to generate realistic images is to faithfully reproduce the lighting effects that occur in the real world, such as shadows, reflections, refractions, among others. One of the main techniques used to generate realistic images is the path tracing algorithm. However, the technique has limitations when rendering images of scenes where most of the geometry is not directly illuminated by light sources. In this context, the bidirectional path tracing algorithm appears, which functions as an extension of the original algorithm and seeks to obtain better results. This work consists of the implementation of the bidirectional algorithm and subsequent comparison with other variations of the algorithm. The results obtained confirm that the bidirectional algorithm is more efficient when rendering images where most of the geometry is not directly illuminated. However, the algorithm presents a higher computational cost, which can make its use unfeasible in some situations.
Palavras-chave: Path tracing bidirecional
GPU
Imagens realistas
Path tracing
BVH
CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Sistemas de Computação
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/16053
Data do documento: 14-Mai-2019
Aparece nas coleções:TCC - Engenharia de Computação

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