Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/16058
Tipo: | TCC |
Título: | Robótica educacional: avaliação do desempenho de alunos do ensino fundamental II com a inserção da robótica educacional na grade curricular |
Autor(es): | Sousa, Francisco Erberto de |
Primeiro Orientador: | Siebra, Clauirton de Albuquerque |
Resumo: | O presente trabalho aborda a inserção da robótica numa escola publica, com objetivo de avaliar os resultados e benefícios que um programa deste porte pode proporcionar aos estudantes e professores. No projeto foram utilizados diversas medidas de avaliação, desde de sistemas de nível nacional, como também um levantamento dos dados locais. O curso de robótica educacional ainda e uma realidade que poucas instituições publicas possuem, a escola trabalhada neste trabalho e uma instituição publica situada no alto sertão paraibano, na cidade de São Francisco. De acordo, com experiencias ja vivenciadas em outros trabalhos e sabendo que de fato a robótica traz resultados positivos, segundo Fróes: É uma proposta educacional, apoiada na experimentação e na errância que propõe, uma nova relação professor/aluno, na qual ambos caminham juntos, a cada momento, buscando, errando, aprendendo..." ,(apud Maisonnette, 2002, p.1). O projeto focou em alunos do 9º ano do ensino fundamental II, devido ao encerramento de um ciclo muito importante na vida acadêmica desses estudantes. |
Abstract: | This nal year project refers to the addition of robotics topics on Math program content of public schools, in order to evaluate the improvement of its students and professors education. In this project, different methods were applied on the evaluation, including national methods as well as local data sets. The Educational Robotics course has been offered only on few public schools and this paper is based on the course offered by an institution on the São Francisco city, located on the backwoods of Paraíba (around 500 km of João Pessoa). Considering the experience of previous activities and the fact that robotics brings positive results, Fr oes states that it's a educational proposal, supported on the experimentation and wander of the purpose, "a new professor/student relationship, where both grow up together, in every moment, searching, learning, mistaking..."(apud Maisonnette, 2002, p.1). Ultimately, this project has a major focus on students on their nal year of Secondary School, once its the closure of such an important academic life circle of these students. |
Palavras-chave: | Robótica Educação Avaliação |
CNPq: | CNPQ::ENGENHARIAS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Sistemas de Computação |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/16058 |
Data do documento: | 26-Nov-2016 |
Aparece nas coleções: | TCC - Engenharia de Computação |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
FES17052019.pdf | 4,45 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons