Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/16108
Tipo: TCC
Título: Atuação psicopedagóica junto á crianças com deficiencia intelectual: o Atendimento Educativo Especializado (AEE) como possibilitador da inclusão
Autor(es): Pantoja, Rosilene Moreira
Primeiro Orientador: Oliveira, Márcia Paiva de
Resumo: Este estudo caracteriza-se como uma pesquisa bibliográfica, que visa refletir sobre a importância da intervenção psicopedagógica no contexto da sala de atendimento educativo especializado (AEE), junto às crianças com deficiência, na perspectiva da inclusão. Tal levantamento teórico possibilitará aos profissionais da área da educação a desenvolverem um olhar crítico acerca da inclusão de alunos com deficiência, sobre sua atuação e os resultados de sua ação, com o objetivo de conscientizar e refletir sobre a educação inclusiva. O resultado desta pesquisa é o de promover mudanças de paradigma no que se diz a respeito à aprendizagem do indivíduo com deficiência no contexto escolar regular. Portanto, o estudo tem como tema central analisar teoricamente o uso psicopedagógico da sala de AEE e seus recursos multifuncionais, evidenciando tal âmbito como um instrumento facilitador no processo de escolarização de alunos com dificuldade de aprendizagem decorrente de deficiências, fazendo uma ponte teórica com a intervenção psicopedagógica. O aporte teórico para tal estudo teve como fontes de consultas livros, artigos científicos, leis e sites especializados nos temas que contribuíssem para a resposta aos objetivos propostos. Portanto, essa pesquisa buscou verificar a aplicabilidade da sala de AEE no processo educativo e os benefícios para a aprendizagem, bem como, evidenciar seus pressupostos práticos que proporciona desenvolvimento ao indivíduo em seu contexto socioeducativo.
Abstract: This study is characterized as a literature search, which aims to reflect on the importance of pedagogical intervention in the context of specialized educational service room (ESA), with children with disabilities from the perspective of inclusion. Such theoretical survey will enable education professionals to develop a critical eye on the inclusion of students with disabilities on their performance and the results of their actions, with the aim of raising awareness and reflect on inclusive education. The result of this research is to promote paradigm shifts in what is said about learning of the individual with disabilities in the regular school setting. Therefore, the study is focused on theoretical analysis of psycho-pedagogical use of AEE room and its multifunction capabilities, showing such a context as a facilitator in the learning process of students with learning difficulties arising from deficiencies, doing a theoretical bridge with the intervention psicopedagógica. The theoretical basis for this study as sources of consultations, books, scientific articles, laws and specialized sites on topics that contribute to the response to the proposed objectives. Therefore, this research aimed to verify the applicability of the ESA room in the educational process and the benefits for learning, as well as demonstrate its practical assumptions that development provides the individual at the childcare context.
Palavras-chave: Inclusão
Intervenção psicopedagógica
Atendimento Educativo Especializado (AEE)
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Psicopedagogia
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/16108
Data do documento: 18-Ago-2014
Aparece nas coleções:CE - TCC - Psicopedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
RMP22082014.pdf281,54 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons