Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/16113
Tipo: TCC
Título: Formação docente e abordagem de sexualidade e gênero nas escolas: uma análise da licenciatura em Ciências Socais - UFPB
Autor(es): Souza, Maysa Carvalho de
Primeiro Orientador: Longhi, Marcia Reis
Resumo: Esse trabalho de pesquisa procurou entender a relação existente entre a formação e a práxis docente pelos habilitados na licenciatura de Ciências Sociais, pela Universidade Federal da Paraíba. O objetivo principal era compreender como ocorre a abordagem aos conteúdos de gênero e sexualidade na formação desses docentes através dos componentes curriculares e das experiências extra- sala, visto que há orientações nacionais para que esses conteúdos sejamdesenvolvidos nas escolas de ensino básico de forma transversal. Além disso, um segundo ponto foi perceber as narrativas desses docentes de Sociologia, dos quais relataram como abordam essas questões em sala de aula e quais as dificuldades encontradas nesse ambiente. Dessa forma, metodologicamente, buscamos entrevistar 06 indivíduos habilitados à docênciade Sociologia para o Ensino Médio, dos quais através das entrevistas semi- estruturadas discorreram sobre suas trajetórias, experiências na formação, o contato com os conteúdos de gênero e sexualidade e a abordagem dessas temáticas nas escolas que trabalham ou trabalharam. Para identificar as possibilidades ofertadas pelo departamento do curso, investigamos o PPP ou PPC da licenciatura de Ciências Sociais, buscando compreender como se estrutura o currículo e quais as possibilidades podem ser encontradas através dos componentes curriculares e das ementas oficiais. Percebemos que apesar das mudanças políticas, sociais e das poucas possibilidades de acesso a esses conteúdos durante a graduação, esses docentes desenvolvem essas temáticas nas escolas, conforme as possibilidades existentes, considerando fatores como os posicionamentos dos discentes e da gestão das escolas, o momento político atual e a familiaridade com os conteúdos.
Abstract: The research at hand sought to understand the relationship between the formation and praxis of teachers with a Social Science major degree by the Federal University from Paraíba (UFPB). The main objective was to understand how occurs the assimilation of the gender and sexuality subjects in the graduation process of those teachers by the curriculum components and the experience outside the classroom, considering that there are national orientations to develop those themes in high schools in a transversal way. A second objective was to percept in the speech of those sociology teachers how they bring those questions tho the school classroom and which are the obstacles they had found in this environment. Our methodology was to interview 6 individuals with major in social science who by semi-structured interviews exposed their college experience, the relation with the subjects of gender and sexuality and their way to bring those subjects to the school classroom in which their work. To identify the opportunities given by the college department of Social Science from UFPB, we investigated the PPP or PPC from the major degrees, searching to understand how is structured the curriculum and with are the classes offered by the of those curricular components and official amendments. We noticed that even with the social and political changes and the small possible accesses to those subjects during graduation, those majors develop those thematics in schools, considering the existing chances to do só, like factors such as the teachers and school administration position, actual political moment and their familiarity with those subjects.
Palavras-chave: Gênero
Sexualidade
Educação
Formação
Práxis docente
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Ciências Sociais
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/16113
Data do documento: 9-Set-2019
Aparece nas coleções:TCC - Ciências Sociais

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MCS09092019.pdf954,22 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons