Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/16114
Tipo: TCC
Título: A relação professor aluno como contribuição na aprendizagem do ensino superior
Autor(es): Morais, Sayonara da Silva
Primeiro Orientador: Escarião, Andréia Dutra
Resumo: Esse estudo teve como objetivo principal analisar a relação professor aluno como contribuição na aprendizagem do Ensino Superior. A pesquisa baseou-se num delineamento de pesquisa de campo, de natureza qualitativa, com característica descrita. Participaram do estudo 40 estudantes do curso de Pedagogia da Universidade Federal da Paraíba, localizada na cidade de João Pessoa. Para sua realização foi utilizado um questionário semiestruturado com 5 perguntas subjetivas, acerca da relação professor aluno, contendo ainda um questionário sócio demográfico para levantamento do perfil dos participantes. Os resultados indicaram que a relação professor é essencial para uma aprendizagem significativa. Conclui-se, que o presente estudo pode indicar contribuições para a temática da relação professor aluno, como também sua relevância na aprendizagem do Ensino Superior, estabelecendo um resultado positivo entre o ensinar e o aprender.
Abstract: This study aimed to analyze the main student as the teacher contribution to learning in Higher Education. The research was based on a field research design, qualitative, with characteristic described. Study participants were 40 students of Pedagogy of the Federal University of Paraíba, located in the city of João Pessoa. For its realization a semi- structured questionnaire with 5 subjective questions was used, on the relationship student teacher, still containing sociodemographic questionnaire to the participants' profile. The results indicated that the teacher is essential for meaningful learning. In conclusion, the present study may indicate contributions to the topic of student teacher ratio, as well as its relevance in learning in Higher Education, establishing a positive result between teaching and learning.
Palavras-chave: Professor - aluno
Ensino - aprendizagem
Ensino superior
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Psicopedagogia
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/16114
Data do documento: 13-Ago-2014
Aparece nas coleções:CE - TCC - Psicopedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SSM28082014.pdf716,21 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons