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https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/16115
Tipo: | TCC |
Título: | Análise da influência da relação familiar e a sua repercussão no processo de aprendizagem |
Autor(es): | Brito, Bruna Bastos |
Primeiro Orientador: | Barbosa, Adriana de Andrade Gaião e |
Resumo: | A presente pesquisa tem como objetivo compreender como os fatores familiares podem está relacionados com o rendimento escolar de crianças de 8 a 10 anos. Partindo do pressuposto de que família é um grupo interligado por relações diversas e que a aprendizagem é um processo no qual o sujeito irá se adequar de novos conhecimentos. Este estudo teve como finalidade perceber a aliança que essas duas vertentes estabelecem entre si. Para perceber essa interligação, se partiu de um pressuposto de que os pais devem participar e transmitir afeto para os seus filhos e não devem transmitir ansiedades do dia-a-dia para os mesmos, pois desse modo, a aprendizagem será direcionada com mais eficácia. A amostra para efetuar essa pesquisa foi de 20 famílias, com filhos entre 8 e 10 anos de idade que estão matriculados no Ensino Fundamental – 1o Ciclo. Com isso, percebeu que quanto maior a participação familiar no processo de aprendizagem e quanto mais afeto a família transmitir para os seus filhos, maior será a aprendizagem dessas crianças. Já quanto maior a transmissão das ansiedades dos pais para os filhos, menor será o desempenho acadêmico dos mesmos. Portanto, a conexão família e escola beneficiará não só o aprendente em processo de formação, mas também, profissionais envolvidos na área, como os professores, os psicopedagogos e as próprias famílias. |
Abstract: | This research aims to understand how family factors may is related to school performance of children 8-10 years. Assuming that family is an interconnected group of diverse relationships and that learning is a process in which the subject will adapt new knowledge. This study aimed to understand the covenant that these two strands establish themselves. To realize this interconnection, broke a presumption that parents should participate and convey affection for their children and should not convey anxieties of day-to-day for them, because this way, learning will be directed more effectively. The sample for this research was making 20 families with children between 8 and 10 years old who are enrolled in elementary school - 1st cycle. With this, you realize that the greater family participation in the learning process and the more affection to family pass to their children, the greater the learning of these children. Have the higher the transmission of anxiety from parents to children, the lower the academic monitoring. Therefore, connecting families and schools will not only benefit the learner in the training process, but also professionals involved in the area, such as teachers, educational psychologists and their own families. |
Palavras-chave: | Educação infantil Escola - família Ensino - aprendizagem Afetividade - criança |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Psicopedagogia |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/16115 |
Data do documento: | 11-Ago-2014 |
Aparece nas coleções: | CE - TCC - Psicopedagogia |
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