Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/16121
metadata.dc.type: TCC
Title: Discalculia: uma reflexão psicopedagógica
metadata.dc.creator: Silva, Rosineide Clementino
metadata.dc.contributor.advisor1: Anselmo, Roberto Derivaldo
metadata.dc.description.resumo: O termo discalculia é usado freqüentemente ao referir-se, especificamente, à inabilidade de executar operações matemáticas ou aritméticas. É, pois, um distúrbio neuropsicológico caracterizado pela dificuldade no processo de aprendizagem do cálculo e que se observa, geralmente, em indivíduos de inteligência normal, que apresentam inabilidades para a realização das operações matemáticas. Este estudo consiste em conhecer a percepção dos professores sobre a Discalculia a luz de uma reflexão psicopedagógica. Assim, essa pesquisa apoiou-se em um embasamento teórico pautada na pesquisa-ação, cujo lócus de pesquisa foi uma escola da rede pública estadual de Ensino Fundamental e Médio na cidade de Santa Rita/PB. De posse dos resultados, percebeu-se que a escola necessita de um apoio psicopedagógico, tendo em vista que os professores não estão preparados o suficiente para o enfrentamento da Discalculia. Esperamos com nosso estudo contribuir para reflexões acerca do pensamento lógico exigido no cálculo, estabelecendo orientações aos professores e sugerindo ferramentas que facilitem o ensino do movimento matemático, envolvido nas várias operações acadêmicas e na vivência diária.
Abstract: The term Discalculia is usually used to refer, specially tho the inability to execute mathematics and aritmetics operations, its soa neuropsicological disturb characterized by the difficulty in the learning process of calculation that is observed, generally characterized in individuals with normal intelligence, that present inabilities for the realization of mathematics operations this study has the aim of knowing the teachers’ perception about Discalculia upon a psicopedagogical reflection. Them, this research was supported in a theoretical embasement from an action-search, realized in a Junior and High public school from Santa Rita/PB. With the search results, it was observed that the school needs a psicopegogical support once the teachers aren’t prepared enough to face Discalculia we expect this study can contribute for reflections about the logical thought needed for calculation, bringing some directions to the teachers, suggesting the tools that can help the teaching of mathematical movement, involved in the various academic operations in the daily experience.
Keywords: Discalculia
Dificuldades de aprendizagem
Intervenção psicopedagógica
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Paraíba
metadata.dc.publisher.initials: UFPB
metadata.dc.publisher.department: Psicopedagogia
metadata.dc.rights: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/16121
Issue Date: 22-Aug-2014
Appears in Collections:TCC - Psicopedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
RCS11092014.pdf721,43 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons