Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/16121
Tipo: TCC
Título: Discalculia: uma reflexão psicopedagógica
Autor(es): Silva, Rosineide Clementino
Primeiro Orientador: Anselmo, Roberto Derivaldo
Resumo: O termo discalculia é usado freqüentemente ao referir-se, especificamente, à inabilidade de executar operações matemáticas ou aritméticas. É, pois, um distúrbio neuropsicológico caracterizado pela dificuldade no processo de aprendizagem do cálculo e que se observa, geralmente, em indivíduos de inteligência normal, que apresentam inabilidades para a realização das operações matemáticas. Este estudo consiste em conhecer a percepção dos professores sobre a Discalculia a luz de uma reflexão psicopedagógica. Assim, essa pesquisa apoiou-se em um embasamento teórico pautada na pesquisa-ação, cujo lócus de pesquisa foi uma escola da rede pública estadual de Ensino Fundamental e Médio na cidade de Santa Rita/PB. De posse dos resultados, percebeu-se que a escola necessita de um apoio psicopedagógico, tendo em vista que os professores não estão preparados o suficiente para o enfrentamento da Discalculia. Esperamos com nosso estudo contribuir para reflexões acerca do pensamento lógico exigido no cálculo, estabelecendo orientações aos professores e sugerindo ferramentas que facilitem o ensino do movimento matemático, envolvido nas várias operações acadêmicas e na vivência diária.
Abstract: The term Discalculia is usually used to refer, specially tho the inability to execute mathematics and aritmetics operations, its soa neuropsicological disturb characterized by the difficulty in the learning process of calculation that is observed, generally characterized in individuals with normal intelligence, that present inabilities for the realization of mathematics operations this study has the aim of knowing the teachers’ perception about Discalculia upon a psicopedagogical reflection. Them, this research was supported in a theoretical embasement from an action-search, realized in a Junior and High public school from Santa Rita/PB. With the search results, it was observed that the school needs a psicopegogical support once the teachers aren’t prepared enough to face Discalculia we expect this study can contribute for reflections about the logical thought needed for calculation, bringing some directions to the teachers, suggesting the tools that can help the teaching of mathematical movement, involved in the various academic operations in the daily experience.
Palavras-chave: Discalculia
Dificuldades de aprendizagem
Intervenção psicopedagógica
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Psicopedagogia
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/16121
Data do documento: 22-Ago-2014
Aparece nas coleções:CE - TCC - Psicopedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
RCS11092014.pdf721,43 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons