Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/16130
metadata.dc.type: TCC
Title: Família e escola: uma parceria necessária ao desenvolvimento da criança autista
metadata.dc.creator: Ribeiro, Wilma Karla dos Santos
metadata.dc.contributor.advisor1: Oliveira, Márcia Paiva de
metadata.dc.description.resumo: Este artigo retrata um Estudo de Caso, que teve como objetivo principal analisar como a parceria da família e escola pode contribuir no desenvolvimento cognitivo e psicossocial da criança autista. Para a consecução de tal objetivo, procuramos conhecer a percepção da família e da escola acerca do desempenho escolar da criança; identificar quais as estratégias utilizadas para a integração família-escola, no que diz respeito à comunicação. Participou do estudo uma criança autista, usuária da CAPp- UFPB (Centro de Atendimento Psicopedagógico – UFPB). Para contemplar os objetivos da investigação, em um segundo momento, foi realizada uma entrevista semi-estruturada, com a mãe da criança e a professora da mesma, contendo questões subjetivas sobre a colaboração da família e escola acerca do desenvolvimento escolar da criança, envolvendo temas como: relacionamentos entre pais-professor; pais-aluno; professor-aluno. Os achados indicaram que a relação entre família e escola é de fundamental importância para o desenvolvimento cognitivo e psicossocial da criança autista. Pode-se observar que esta relação contribuiu, de forma significativa, no desenvolvimento escolar da criança participante do estudo. Conclui-se que, independente de ter ou não uma criança com dificuldades e limitações, a família e a escola precisam andar juntas, assim os vínculos construídos nesta relação revelam-se importantes e são de grande valia na aprendizagem da criança autista.
Abstract: This article shows a case study that aimed to examine how family and school partnership can contribute to cognitive and psychosocial development of the autistic child. To achieve this goal, we seek to know the perception of family and school on the school performance of the child; identify the strategies used to integrate family-school, in regards to communication. Participated in the study an autistic child, the user CAPp- UFPB (Center Psicopedagógico Service - UFPB). To address the objectives of the research, in a second moment, a semi-structured interview with the child's mother and a teacher of the same, containing subjective questions regarding the collaboration of family and school on the school child development was carried out, involving themes such as parent-teacher relationships; parent-student; teacher-student. The findings indicated that the relationship between family and school is crucial for cognitive and psychosocial development of the autistic child. It can be seen that this relationship contributed significantly to the development of school children participating in the study. We conclude that, regardless of whether or not a child with difficulties and limitations, the family and the school must go together, so the ties built up this relationship reveal important and are of great value in learning the autistic child.
Keywords: Autismo
Escola - família
Desenvolvimento infantil
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Paraíba
metadata.dc.publisher.initials: UFPB
metadata.dc.publisher.department: Psicopedagogia
metadata.dc.rights: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/16130
Issue Date: 18-Aug-2014
Appears in Collections:TCC - Psicopedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
WKSR11092014.pdf524,79 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons