Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/16131
metadata.dc.type: TCC
Title: Estratégias de aprendizagem e ansiedade nos alunos do ensino médio em Bayeux – PB
metadata.dc.creator: Meireles, Joseane da Silva
metadata.dc.contributor.advisor1: Palitot, Mônica Dias
metadata.dc.description.resumo: O objetivo desse estudo foi avaliar o uso de estratégias de aprendizagem e os sintomas de ansiedade dos alunos do 3o ano do ensino médio de escolas públicas da cidade de Bayeux - PB, bem como conhecer o perfil sociodemográfico da amostra; observar as diferenças entre meninas e meninos no que concerne a utilização das estratégias de aprendizagem para a aquisição da aprendizagem; verificar de que modo as estratégias de aprendizagem e os sintomas de ansiedade se correlacionam com o rendimento escolar. Participaram desse estudo 100 alunos. Os resultados foram obtidos por meio de uma Escala de Avaliação das Estratégias de Aprendizagem contendo 41 itens que foi aplicada coletivamente e analisadas pelo programa SPSS v.21. Os resultados apontam não haver relação significativa entre as variáveis (r = 0,081).Verificou-se também que, 56% (DP=0,643) dos participantes, alegaram não utilizar nenhuma outra estratégia de aprendizagem diferente das demais já citadas na escala de estratégias de aprendizagem. Espera-se que os resultados desta pesquisa possam auxiliar na construção do saber prático, a fim de mobilizar novas ações na práxis pedagógica e psicopedagógica, sobretudo na elaboração de intervenções quanto ao uso de estratégias de aprendizagem.
Abstract: The aim of this study was to evaluate the use of learning strategies and symptoms of anxiety of students in 3rd year high school students from public schools in the city of Bayeux - PB, as well as knowing the demographic profile of the sample; observe the differences between girls and boys regarding the use of learning strategies to acquire learning; verify how the learning strategies and anxiety symptoms correlate to academic performance. 100 students participated in this study. The results were obtained through a Rating Scale of Learning Strategies containing 41 items that was collectively applied and analyzed by SPSS v.21 program. The results indicate no significant relationship between the variables (r = 0.081). Was also found that 56% (SD = 0,643) of participants claimed not use any other strategy different from other learning aforementioned range of strategies learning. It is expected that the results of this research may help in the construction of practical knowledge, in order to mobilize new shares in educational and psycho pedagogical praxis, especially in developing interventions on the use of learning strategies.
Keywords: Psicopedagogia
Rendimento escolar
Ensino - aprendizagem
Ansiedade
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Paraíba
metadata.dc.publisher.initials: UFPB
metadata.dc.publisher.department: Psicopedagogia
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/16131
Issue Date: 9-Sep- 26
Appears in Collections:TCC - Psicopedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
JSM26092014.pdf462,6 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons