Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/16147
metadata.dc.type: TCC
Title: A música no processo educacional: da apreciação a construção do conhecimento
metadata.dc.creator: Oliveira, Alexmiliany Mendes de
metadata.dc.contributor.advisor1: Oliveira, Márcia Paiva de
metadata.dc.description.resumo: Este estudo caracteriza-se como uma pesquisa bibliográfica, que tem como tema central analisar teoricamente o uso didático da música, evidenciando tal arte como um instrumento facilitador no processo de escolarização de alunos com dificuldade de aprendizagem, fazendo uma ponte teórica com a intervenção psicopedagógica. O aporte teórico para tal estudo teve como fontes de consultas livros, artigos científicos, leis e sites especializados nos temas que contribuíssem para a resposta dos objetivos propostos. Portanto, essa pesquisa buscou verificar a aplicabilidade da música no processo educativo e os benefícios para a aprendizagem, bem como, evidenciar seus pressupostos práticos que proporciona desenvolvimento ao indivíduo em seu contexto socioeducativo. Conclui-se que a absorção de novos conhecimentos esta aliada ao prazer, e é nessa busca de estímulos, de motivação, somado a possibilidade de favorecer um ambiente harmonioso e interpessoal, que essa linguagem artística tão primitiva se destaca no desenvolvimento do indivíduo.
Abstract: This study is characterized as a literature search, which has as its central theme theoretically analyze the didactic use of music, art evidencing such as a facilitator in the learning process of students with learning difficulties, making a theoretical bridge to the pedagogical intervention. The theoretical basis for this study as sources of consultations, books, scientific articles, laws and specialized sites on topics that contribute to the response of the proposed objectives. Therefore, this research aimed to verify the applicability of music in the education process and the benefits for learning, as well as demonstrate its practical assumptions that development provides the individual at the childcare context. It is concluded that the absorption of this new knowledge combined with pleasure, and it is this pursuit of stimuli, motivation, plus the possibility of promoting a harmonious and interpersonal environment, this artistic language stands out as early in the development of the individual.
Keywords: Ensino - música
Ensino - aprendizagem
Intervenção psicopedagógica
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Paraíba
metadata.dc.publisher.initials: UFPB
metadata.dc.publisher.department: Psicopedagogia
metadata.dc.rights: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/16147
Issue Date: 14-Aug-2014
Appears in Collections:TCC - Psicopedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
AMO11092014.pdf853,85 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons