Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/16147
Tipo: TCC
Título: A música no processo educacional: da apreciação a construção do conhecimento
Autor(es): Oliveira, Alexmiliany Mendes de
Primeiro Orientador: Oliveira, Márcia Paiva de
Resumo: Este estudo caracteriza-se como uma pesquisa bibliográfica, que tem como tema central analisar teoricamente o uso didático da música, evidenciando tal arte como um instrumento facilitador no processo de escolarização de alunos com dificuldade de aprendizagem, fazendo uma ponte teórica com a intervenção psicopedagógica. O aporte teórico para tal estudo teve como fontes de consultas livros, artigos científicos, leis e sites especializados nos temas que contribuíssem para a resposta dos objetivos propostos. Portanto, essa pesquisa buscou verificar a aplicabilidade da música no processo educativo e os benefícios para a aprendizagem, bem como, evidenciar seus pressupostos práticos que proporciona desenvolvimento ao indivíduo em seu contexto socioeducativo. Conclui-se que a absorção de novos conhecimentos esta aliada ao prazer, e é nessa busca de estímulos, de motivação, somado a possibilidade de favorecer um ambiente harmonioso e interpessoal, que essa linguagem artística tão primitiva se destaca no desenvolvimento do indivíduo.
Abstract: This study is characterized as a literature search, which has as its central theme theoretically analyze the didactic use of music, art evidencing such as a facilitator in the learning process of students with learning difficulties, making a theoretical bridge to the pedagogical intervention. The theoretical basis for this study as sources of consultations, books, scientific articles, laws and specialized sites on topics that contribute to the response of the proposed objectives. Therefore, this research aimed to verify the applicability of music in the education process and the benefits for learning, as well as demonstrate its practical assumptions that development provides the individual at the childcare context. It is concluded that the absorption of this new knowledge combined with pleasure, and it is this pursuit of stimuli, motivation, plus the possibility of promoting a harmonious and interpersonal environment, this artistic language stands out as early in the development of the individual.
Palavras-chave: Ensino - música
Ensino - aprendizagem
Intervenção psicopedagógica
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Psicopedagogia
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/16147
Data do documento: 14-Ago-2014
Aparece nas coleções:CE - TCC - Psicopedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AMO11092014.pdf853,85 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons