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metadata.dc.type: TCC
Title: Consciência fonológica em escolares com e sem queixa de atraso na leitura
metadata.dc.creator: Santos, Joceane Carneiro dos
metadata.dc.contributor.advisor1: Minervino, Carla Alexandra da Silva Moita
metadata.dc.description.resumo: O presente estudo investigou o nível de desempenho em tarefas de consciência fonológica (Rima, Aliteração e Segmentação) em escolares com e sem queixa de atraso na leitura. Participaram da pesquisa 40 crianças matriculadas na 3o ano do ensino fundamental de escolas públicas e particulares da cidade de João Pessoa/PB divididas em dois grupos, um por escolares com queixa de atraso na leitura e outro sem queixa de atraso na leitura. Os resultados da análise encontram valores significativos para o desempenho em cada tarefa de consciência fonológica em comparação entre-grupos e valores significativos para o nível de consciência fonológica em comparação intra-grupos. Diante dos resultados é possível constatar a relação e a importância da consciência fonológica no processo de aquisição da leitura e na formação de leitores fluentes, havendo a necessidade de maior instrução dos profissionais da educação a respeito da consciência fonológica para contribuição no processo de desenvolvimento da leitura e de novas pesquisas com a utilização do THPL.
Abstract: The present study investigated the level of performance on tasks of phonological awareness (Rhyme, Alliteration and Targeting) in students with and without complaints of delays in reading. 40 children enrolled in the 3rd year of elementary school, in public and private schools in the city of João Pessoa / PB, participated in the survey. They were divided into two groups; one per school complaining of delay in reading and another with no complaints of delays in reading. The analysis results are significant, with values (p <0.005) for the performance on each phonological awareness task when compared between groups and significant values (p <0.005) in the level of phonological awareness as compared between groups. Given the results, one can see the relationship and the importance of phonological awareness in the reading acquisition process and in the formation of fluent readers. Additionally, the need for greater education of educational professionals regarding phonological awareness. And lastly, for increased contributions to the development of reading and new research using the THPL.
Keywords: Consciência fonológica
Leitura
Dificuldade de aprendizagem - leitura
Ensino - aprendizagem
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Paraíba
metadata.dc.publisher.initials: UFPB
metadata.dc.publisher.department: Psicopedagogia
metadata.dc.rights: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/16156
Issue Date: 15-Aug-2014
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