Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/16159
metadata.dc.type: TCC
Title: Dificuldades de leitura: análise da compreensão de docentes do ensino fundamental
metadata.dc.creator: Almeida, Duan Silva
metadata.dc.contributor.advisor1: Assis, Geovani Soares de
metadata.dc.description.resumo: O presente artigo é resultante de um levantamento realizado junto a docentes objetivando analisar as concepções dos educadores do 3o ano do ensino fundamental a respeito dos problemas de aprendizagem na leitura e o que pode ser ou não um problema para aprender aos quais se devem observar tanto o ambiente escolar, quanto o familiar, onde se encontram inseridos estes alunos com dificuldades na leitura. Além de observar quais são as concepções utilizadas por estes docentes na identificação das dificuldades de leitura, saber como ele busca lidar com essas questões e saber quais os fatores que interferem em sua visão acerca das dificuldades de aprendizagem na leitura atendendo aos seus alunos e educadores em suas reais necessidades. Sendo de fundamental importância a realização deste trabalho para que se possa aprimorar e ampliar conhecimentos, acerca de como este educador vê seu aluno respeitando suas individualidades, potencialidades e fraquezas sem rotulá-lo com um ser incapaz de aprender. A fim de atingirem-se os objetivos, utilizou-se uma entrevista semi- estruturada como metodologia de trabalho.
Abstract: This article is the result of a survey carried out among teachers aiming to analyze the conceptions of teachers in the 3rd grade of elementary school about the learning problems in reading and which may or may not be a problem to learn to which we must16 observe both the school environment, the family, where they are inserted these students with reading difficulties. Besides looking at what are the concepts used by these teachers in identifying reading difficulties, knowing how it seeks to address these issues and know what factors interfere with his vision of learning disabilities in reading view of their students and educators their real needs. Being of fundamental importance to this work so that we can improve and expand knowledge about how this teacher sees her students respecting their individuality, strengths and weaknesses without labeling it with a being incapable of learning. In order to achieve the goals up, we used a semi- structured interview as a working method.
Keywords: Leitura
Dificuldade de aprendizagem
Docentes
Ensino - aprendizagem
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Paraíba
metadata.dc.publisher.initials: UFPB
metadata.dc.publisher.department: Psicopedagogia
metadata.dc.rights: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/16159
Issue Date: 13-Aug-2014
Appears in Collections:TCC - Psicopedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DSA11092014.pdf546,09 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons