Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/16161
metadata.dc.type: | TCC |
Title: | O uso didático pedagógico de recursos tecnológicos da informática: instrumento facilitador no processo de aprendizagem |
metadata.dc.creator: | Costa, Ismael Trigueiro da |
metadata.dc.contributor.advisor1: | Oliveira, Márcia Paiva de |
metadata.dc.description.resumo: | O estudo caracteriza-se como um levantamento teórico que tem como tema central o uso didático pedagógico de recursos tecnológicos da informática, investiga como o uso de tais recursos podem ser instrumentos facilitadores no processo de ensino-aprendizagem. Toma como base as obras de Coll, Monereo e Cols. (2010), Valle, Mattos e Costa (2013), Sancho, Hernández e Cols. (2007), entre outros. Portanto, essa investigação de caráter bibliográfico, buscou analisar, mediante o olhar psicopedagógico, qual a influência da informática educativa na aprendizagem de alunos da Educação Básica. Conclui-se que o uso das ferramentas tecnológicas da informação e comunicação facilitam o processo de aprendizagem de alunos e não há mais como negar que é de suma importância a utilização desses recursos como ferramentas pedagógicas, vislumbrando assim, um futuro na sociedade do conhecimento. |
Abstract: | The study is characterized as a theoretical approach that is focused on the pedagogical use of instructional technology resources of the computer, investigates how the use of resources such instruments can be facilitators in the teaching-learning process. Builds on the work of Coll, Monereo and Cols. (2010), Valle, and Costa Mattos (2013), Sancho, Hernandez and Cols. (2007), among others. Therefore, this investigation bibliographical character, sought to analyze through the psychopedagogic looking the influence of educational computing in the learning of basic education students. We conclude that the use of technological tools of information and communication facilitate the learning process of students and there is no more denying that it is very important to use these resources as teaching tools, thus envisioning a future in the knowledge society. |
Keywords: | Informática educativa Aprendizagem escolar Recursos tecnológicos Ensino - aprendizagem |
metadata.dc.subject.cnpq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM |
metadata.dc.language: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal da Paraíba |
metadata.dc.publisher.initials: | UFPB |
metadata.dc.publisher.department: | Psicopedagogia |
metadata.dc.rights: | Acesso aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
metadata.dc.rights.uri: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/16161 |
Issue Date: | 18-Aug-2014 |
Appears in Collections: | TCC - Psicopedagogia |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
ITC11092014.pdf | 1,31 MB | Adobe PDF | View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License