Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/16196
metadata.dc.type: TCC
Title: A álgebra e o ensino da matemática nos anos iniciais: uma proposta de sequência didática para discussão do pensamento relacional
metadata.dc.creator: Araújo, Mayara Dias de
metadata.dc.contributor.advisor1: Farias, Severina Andréa Dantas
metadata.dc.description.resumo: A presente pesquisa teve como objetivo desenvolver uma proposta de sequência didática que discuta o pensamento relacional voltada para a Álgebra no 5o ano do Ensino Fundamental com base em dados de uma escola pública, do campo, no munícipio de João Pessoa- Paraíba. Para isso, nos debruçarmos em documentos curriculares vigentes, tais como: Base Nacional Comum Curricular – BNCC (BRASIL, 2017), nos Referenciais Curriculares da Paraíba (PARAÍBA, 2010), e em alguns autores como Arroyo (2011), Van de Walle (2009), Ponte (2009) e Farias, Azerêdo e Rêgo (2016). A metodologia adotada no estudo caracterizou-se por ser uma pesquisa exploratória, do tipo pesquisa ação com relação a aquisição e análise de dados. Participaram do estudo 77 estudantes matriculados no em três turmas de 5o ano do Ensino Fundamental de uma escola pública da periferia do município de João Pessoa, que atende à comunidade campesina da região. A metodologia de ação foi estruturada em duas etapas: diagnóstico dos participantes por meio de questionário semiestruturado e elaboração da sequência didática com base nos dados obtidos. A análise da pesquisa de campo revelou que 90% dos participantes não consolidaram o pensamento relacional no 5o ano, isto foi constatado quando em questões com números faltantes, na falta de compreensão do significado do sinal da igualdade em sentenças diversificadas, bem como não interpretam e resolvem problemas envolvendo o pensamento relacional. Identificamos que este tipo de pensamento ainda é pouco trabalhado nas turmas e que boa parte dos alunos demostraram inabilidade com a leitura, com o registro escrito e com a relação de números. A proposta da sequência didática foi estruturada com base nas lacunas apresentadas pelos participantes, priorizando as habilidades e competências da unidade temática Álgebra para o 5o ano do Ensino Fundamental ao discutir a função da igualdade em várias sentenças matemática. Concluímos que o ensino da álgebra nos anos iniciais necessita de maior atenção por parte da comunidade escolar já que trata de conceitos que exigem um grau de complexidade maior, como relacionar conhecimentos do Sistema Numérico Decimal, das operações básicas, do cálculo, da escrita, da leitura e interpretação de problemas com a álgebra. Estas reflexões devem ser estendidas nos cursos de formação de professores, iniciais e continuadas, priorizando atividades que colaborem para o desenvolvimento do pensamento relacional nas instituições escolares.
Abstract: This research aimed to develop a didactic sequence proposal involving relational thinking in the discussion of Algebra for the 5th grade of elementary school. For this, we look at current curricular documents, such as: Common National Curricular Base - BNCC (BRAZIL, 2017), the Paraíba Curriculum References (PARAÍBA, 2010), and some authors such as Arroyo (2011), Van de Walle (2009), Ponte (2009) and Farias, Azerêdo and Rêgo (2016). The methodology adopted in the study was characterized as an exploratory research, action research type with regard to data acquisition and analysis. The study included 77 students enrolled in three 5th grade elementary school classes in a public school on the outskirts of João Pessoa, which serves the peasant community in the region. The methodology of action was structured in two stages: diagnosis of participants through semi-structured questionnaire and elaboration of the didactic sequence based on the obtained data. The field research analysis revealed that 90% of participants did not consolidate relational thinking in the 5th grade, this was found when in issues with missing numbers, lack of understanding of the meaning of the equality sign in diversified sentences, as well as not interpreting and solve problems involving relational thinking. We identified that this type of thinking is still little worked on in the classes and that most of the students demonstrated inability to read, to write and to list numbers. The proposal for the didactic sequence was structured based on the gaps presented by the participants, prioritizing the skills and competences of the Algebra thematic unit for the 5th grade of elementary school when discussing the function of equality in several mathematical sentences. We conclude that the teaching of algebra in the early years needs greater attention from the school community as it deals with concepts that require a higher degree of complexity, such as relating knowledge of the Decimal Number System, basic operations, calculus, writing, reading and interpretation of problems with algebra. These reflections should be extended in initial and continuing teacher education courses, prioritizing activities that contribute to the development of relational thinking in school institutions.
Keywords: Ensino - matemática
Álgebra
Didática
Ensino fundamental
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Paraíba
metadata.dc.publisher.initials: UFPB
metadata.dc.publisher.department: Educação do Campo
metadata.dc.rights: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/16196
Issue Date: 20-Aug-2019
Appears in Collections:TCC - Pedagogia do Campo

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MDA30092019.pdf997,95 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons