Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/16197
metadata.dc.type: TCC
Title: O uso das tecnologias digitais na educação de jovens e adultos: como vem sendo trabalhada esta prática na escola do campo
metadata.dc.creator: Costa Júnior, Deoclécio Alves
metadata.dc.contributor.advisor1: Castro Neto, Mariano
metadata.dc.description.resumo: O trabalho de conclusão de curso versa sobre o uso das tecnologias digitais na Educação de Jovens e Adultos da Escola do Campo, localizada no bairro Paratibe em João Pessoa-PB. O problema que norteia este trabalho parte do seguinte questionamento: Como vem sendo trabalhada as tecnologias digitais na Educação de Jovens e Adultos e como essa prática acontece na Escola do Campo? Na busca por resposta à referia problemática, traçamos o seguinte objetivo geral: Descrever como vem sendo utilizada as tecnologias digitais na educação de jovens e adultos da Educação do Campo, para apreensão dessas práticas na Escola do Campo. Para tanto, traçamos os seguintes objetivos específicos: Verificar como as tecnologias são utilizadas nesta Escola do Campo; mapear metodologias pedagógicas sobre o uso das tecnologias digitais na Escola investigada; e analisar as práticas dos professores quanto ao uso dessas metodologias digitais na educação de jovens e adultos da referida Instituição. A abordagem metodológica constitui-se do tipo qualitativa e exploratória, a partir de uma triangulação bibliográfica, documental e de campo, com aplicação de questionários e depoimentos aos professores e alunos das salas de aula da EJA. Dentre os resultados, evidenciou-se a importância da utilização de tecnologias digitais no processo de ensino e aprendizagem, uma vez que essa prática colabora de forma positiva com o aprendizado dos alunos. Contudo, ressalta-se que os professores devem buscar, pouco a pouco, dominar as tecnologias e não deixar se dominar por elas.
Abstract: The conclusion of this course is about the use of digital technologies in the Youth and Adult Education of rural school, located in the Paratibe neighborhood in João Pessoa-PB. The problem that guides this work starts from the following question: How is digital technologies being worked on in Youth and Adult Education and how does this practice happen at rural school? In the search for an answer to the problematic reference, we outline the following general objective: Describe how digital technologies have been used in the education of youth and adults in rural education, to apprehend these practices in the rural school. To this end, we set the following specific objectives: Verify how technologies are used in this School of the Field; map pedagogical methodologies on the use of digital technologies in the school investigated; and to analyze the teachers' practices regarding the use of these digital methodologies in the education of youth and adults of the referred institution. The methodological approach is qualitative and exploratory, based on a bibliographic, documentary and field triangulation, with the application of questionnaires and testimonials to teachers and students of the EJA classrooms. Among the results, the importance of using digital technologies in the teaching and learning process was evidenced, since this practice collaborates positively with the students' learning. However, it is emphasized that teachers should gradually seek to master technologies and not let themselves be dominated by them.
Keywords: Escola do campo
Educação do campo
Tecnologias digitais
Educação de jovens e adultos
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO RURAL
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Paraíba
metadata.dc.publisher.initials: UFPB
metadata.dc.publisher.department: Educação do Campo
metadata.dc.rights: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/16197
Issue Date: 27-Sep-2019
Appears in Collections:TCC - Pedagogia do Campo

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DACJ01102019.pdf1 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons