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https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/16233
Tipo: | TCC |
Título: | Comitê de inclusão e acessibilidade da UFPB: as ações entre 2013 a 2017. |
Autor(es): | Brito, Ismênia Larice Cruz de. |
Primeiro Orientador: | Daxenberger, Ana Cristina Silva. |
Resumo: | As políticas de inclusão social ganharam destaque em meados da década de 1990, quando foi criado documentos que tratam das políticas de educação.O presente artigo tem por objetivo apresentar como está se consolidando as ações do Comitê de Inclusão e Acessibilidade, da Universidade Federal de Paraíba (UFPB), desde sua implantação em 2013 até 2017. A pesquisa tem caráter descritivo, com a utilização de estudo documental e bibliográfico; utilizando-se de fonte primárias e secundárias, como resoluções, documentos oficiais, visita às páginas institucionais, relatório de atividades e dados estatísticos. Os dados mostram que UFPB tem apresentado significativo crescimento no número de atendimento aos universitários com necessidades educacionais especiais, promovendo o atendimento por meio de suas subsedes, em diferentes campi, com orientações à comunidade acadêmica, atendimento educacional especializado, adaptações de acesso ao currículo profissional. Todavia ainda, em frente muitos desafios quanto aos aspectos arquitetônicos/acessibilidade. |
Abstract: | Social inclusion policies gained prominence in the mid-1990s, when documents dealing with education policies were created. This article aims to present how the actions of the Inclusion and Accessibility Committee of the Federal University of Paraiba (UFPB) are being consolidated, since its implementation in 2013 until 2017. The research has descriptive character, with the use of documentary and bibliographical study; using primary and secondary sources such as resolutions, official documents, visiting institutional pages, activity reports and statistical data. The data show that UFPB has shown a significant increase in the number of attendance to university students with special educational needs, promoting the attendance through its sub-headquarters, in different campuses, with orientations to the academic community, specialized educational attendance, and adaptations of access to the curriculum professional.However, still facing many challenges regarding the architectural aspects/accessibility. |
Palavras-chave: | Pessoa com deficiência. Inclusão universitária. Acessibilidade. |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Ciências Biológicas |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/16233 |
Data do documento: | 22-Out-2019 |
Aparece nas coleções: | TCC - Ciências Biológicas |
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