Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/16235
Tipo: TCC
Título: O olhar dos estudantes atendidos pelo comitê de inclusão e acessibilidade da UFPB sobre suas ações.
Autor(es): Santos Neta, Maria das Mercês Serafim dos.
Primeiro Orientador: Daxenberger, Ana Cristina Silva.
Resumo: O entendimento de deficiência ainda é bastante limitado, dessa maneira as pessoas que apresentam algum tipo de deficiência ou necessidade educativa especial (NEE), vêm sofrendo restrições no trajeto de sua história de vida. Com o intuito de avaliar como estão sendo atendidos os estudantes com NEE pelo Comitê de Inclusão (CIA)da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), e compreender como estão sendo suas açõesa presente pesquisa foi desenvolvida, apresentado caráter quanti-qualitativo. Para tanto foram aplicados questionários para uma amostra de 28dos universitários com NEE. Os questionários foram disponibilizados em uma plataforma virtual, no qual os entrevistados puderam preencher as questões sem identificação pessoal e com preenchimento do termo de consentimento. Após coleta dos dados, os resultados foram analisados sob a luz das ideias de Bardin. A partir dos resultados, podemos afirmar que o processo de inclusão na UFPB vem se consolidando, efetivamente; visando garantir o acesso e permanência dos discentes com deficiência e/ou NEE, de forma a lhes proporcionar uma educação igualitária e de qualidade. Todavia, ainda há desafios a serem enfrentados para o melhor atendimento às NEE dos universitários.
Abstract: The understanding of disability is still very limited, so people who have some kind of disability or special educational need (NEE) have been suffering restrictions in the course of their life history. In order to evaluate how students with NEE are being assisted by the Inclusion Committee (CIA) of the Federal University of Paraíba (UFPB), and to understand how their actions are being carried out, this research was developed, presented quantitative and qualitative character. To this end, questionnaires were applied to a sample of 28 college students with NEE. The questionnaires were made available on a virtual platform, in which the interviewees were able to fill in te questions without personal identification and with the consent form. After data collection, the results were analyzed in the light of Bardin’s ideas. From the results, we can state that the process of inclusion in the UFPB has been consolidating effective; to ensure access and permanence of students with disabilities and/or NEE in order to provide them with an equal and quality education. However, there are still challenges to be faced for better attendance to university students’NEE.
Palavras-chave: Estudante apoiador.
Educação especial.
Inclusão universitária.
CNPq: CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Ciências Biológicas
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/16235
Data do documento: 21-Out-2019
Aparece nas coleções:TCC - Ciências Biológicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MMSSN011119-MB223.pdf1,28 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.