Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/16240
Tipo: TCC
Título: Formação do preço de venda: um estudo em uma revenda de Gás Liquefeito de Petróleo (GLP) em João Pessoa/PB
Autor(es): Marinho, Wilton Ribeiro
Primeiro Orientador: Lucena, Rosivaldo de Lima
Resumo: Nos últimos anos, a atividade empresarial brasileira vem crescendo, e mais do que isso, se mantendo ativa por mais tempo, o que gera a elevação da concorrência. E para se manterem no mercado, essas empresas fazem uso da estratégia de redução dos preços de venda, visando à perpetuidade do negócio. Entretanto, essa redução se não aplicada de forma correta, pode levar o empreendimento a fechar as portas. O principal desafio para o empresariado é operar com preços competitivos, que sejam capazes de cobrir os custos e gerar lucros. É nesse ambiente que estão inseridas as revendas de gás liquefeito de petróleo (GLP), importantes agentes econômicos nacional. Diante desse contexto, o estudo teve como objetivo compreender a formação do preço de venda em uma revenda de GLP na cidade de João Pessoa/PB. Para isso, foi realizada uma pesquisa qualitativa, de natureza descritiva. Visando a obtenção dos dados, foi utilizada a entrevista, gravada e transcrita na íntegra. Com a pesquisa, descobriu-se que os gastos não recebiam uma atenção especial por parte da gestora quanto aos registros e acompanhamento e quanto à formação do preço de venda, sendo feita de maneira totalmente empírica, sem a utilização de um software ou de uma planilha eletrônica. Verificou-se com a pesquisa que, mesmo diante de todas as ferramentas dispostas na literatura, à empresa ainda conta unicamente com a experiência da gerente para a tomada de decisão quanto a precificação, contudo, a empresa ultrapassou seus dez anos de vida.
Abstract: No abstract.
Palavras-chave: Administração de vendas
Formação de preço
Mercadologia
Custeio Baseado em Atividades - ABC (Activity Based Costing)
Administração
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO DE EMPRESAS::MERCADOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Administração
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/16240
Data do documento: 25-Abr-2019
Aparece nas coleções:CCSA - TCC - Administração

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
WRM01112019.pdf1,16 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons