Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/16251
Tipo: TCC
Título: A formação do pedagogo para atuar na gestão escolar: o Curso de Pedagogia da Universidade Federal da Paraíba
Autor(es): Nascimento, Luciana Gomes Teixeira
Primeiro Orientador: Mandú, Thamyris Mariana Camarote
Resumo: O presente Trabalho de Conclusão de Curso tem por objetivo geral investigar a formação oferecida no curso de Pedagogia da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Campus I, para a atuação do pedagogo na área de gestão, no campo escolar. Do qual se desdobram os seguintes objetivos específicos: analisar a proposta do curso de Pedagogia da UFPB para a formação do pedagogo gestor; apreender o espaço da gestão na matriz curricular do curso de Pedagogia da UFPB e; identificar quais concepções de gestão regem a formação do pedagogo na UFPB. Para embasar teoricamente nosso trabalho, contamos com as concepções de autores como Libâneo (2004), Luck (2000, 2009 e 2010), Mandú (2013), Silva (2006), Saviani (2008), França (2013), Paz (2012), Daniel (2012), entre outros, que nos ajudaram a refletir acerca da formação do pedagogo na área da gestão e do processo de construção histórica do curso de pedagogia no Brasil, além das leituras de documentos como as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs) para o Curso de Pedagogia, dentre outros. A pesquisa caracteriza-se como qualitativa e tem como lócus o curso de Pedagogia ofertado no Campus I da UFPB, tendo como procedimentos de coleta de dados a pesquisa documental dos principais documentos norteadores do curso (Projeto Político-Pedagógico do Curso e Matriz Curricular) e das ementas das disciplinas que tratam sobre a Gestão, além de entrevista com doze estudantes dos três turnos, matriculados nos períodos finais (7o, 8o e 9o) do curso. A análise dos documentos nos permitiu considerar que o Curso de Pedagogia da universidade pesquisada, embora ocupe um espaço reduzido, atende ao que determinam as DCNs, ofertando disciplinas que estão situadas diretamente no campo da gestão: Gestão Educacional, Estágio Supervisionado I - Gestão Educacional, Planejamento Educacional (obrigatórias) e Organização do Trabalho Pedagógico (optativa), contribuindo, assim, na formação do pedagogo para atuar na gestão escolar. Foi possível identificar, através das entrevistas com os estudantes, que o currículo do curso não atende a necessidade que os estudantes têm de conhecimentos aprofundados sobre a gestão, enfatizando que as disciplinas têm um bom conteúdo programático, porém, insuficiente para uma futura prática no campo da gestão escolar. Em linhas gerais, a análise constatou que, a formação inicial precisa oferecer maiores subsídios, ou seja, percebe-se uma fragilidade na formação do pedagogo para atuar na gestão, em especial no campo da gestão escolar.
Abstract: This Course Conclusion Paper aims to investigate the training offered in the Pedagogy Undergratuation Course at the Federal University of Paraíba (UFPB), Campus I, for the performance of the pedagogue in management in the school field. From which the following specific objectives unfold: to analyze the proposal of the Pedagogy course of UFPB for the formation of the managing pedagogue; apprehend the management space in the curriculum syllabus at UFPB Pedagogy course and; identify which management conceptions govern the education of the pedagogue at UFPB. To theoretically support our work, we rely on the conceptions of authors such as Libâneo (2004), Luck (2000, 2009 and 2010), Mandú (2013), Silva (2006), Saviani (2008), França (2013), Paz (2012), Daniel (2012), among others, who helped us to reflect on the education of the pedagogue in the area of management and the process of historical construction of the pedagogy course in Brazil, as well as the reading of documents such as the National Curriculum Guidelines (DCNs) for the Pedagogy Course, among others. The research is characterized as qualitative and its locus is the Pedagogy course offered at Campus I of UFPB, having as data collection procedures the documentary research of the main guiding documents of the course (Political-Pedagogical Project of the Course and Curricular Syllabus) and subjects related with Management, as well as an interview with twelve students from the three shifts, enrolled in the final semesters (7th, 8th and 9th) of the course. The analysis of the documents allowed us to consider that the Pedagogy Undergratuation Course of the researched university, although it occupies a small space, meets what the DCNs determine, offering disciplines that are located directly in the field of management such as Educational Management, Supervised Internship I - Educational Management, Educational Planning (compulsory) and Pedagogical Work Organization (optional), thus contributing to the training of the pedagogue to work in school management. It was possible to identify, through interviews with students, that the course curriculum does not meet students' need for in-depth management knowledge, emphasizing that the subjects have a good syllabus, but not enough for future practice in school management fiel. Respondents also reported that, in addition to the disciplines mentioned in the analysis of the guiding documents, there are discussions about management in other disciplines, but superficially, since management is not the subject of these disciplines. In general, the analysis found that initial training needs to offer greater subsidies, that is, there is a weakness in the education of the pedagogue to act in management, especially in the field of school management.
Palavras-chave: Professores – formação
Gestão escolar
Atuação do pedagogo
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Educação
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/16251
Data do documento: 25-Set-2019
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LGTN07102019.pdf1,45 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons