Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/16261
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorFreire, Lilianara dos Santos-
dc.date.accessioned2019-11-04T11:01:06Z-
dc.date.available2019-10-07-
dc.date.available2019-11-04T11:01:06Z-
dc.date.issued2019-10-01-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/16261-
dc.description.abstractIncreasingly, the debate about the relational dimension of subjects enters the educational scenario, recognizing that the school is a privileged locus for students to learn to live with. In this context, in 2017 was published in Brazilian territory the Common National Curriculum Base - BNCC, exploring the learning rights and skills required for learners in contemporary times. Considering the importance of this document and the relevance of socio-emotional training, this study aimed to analyze the general competencies of the BNCC in order to identify the existence of socio- emotional work. Being built on a qualitative methodological proposal, such as document analysis, the present study considered the ten general competences and, through a content analysis, investigated the latent content. The results indicate a broad appreciation of socio-emotional skills, with emphasis on the dimension of engagement with others. This indicates, therefore, a recognition of the school as a privileged forum for coexistence and, therefore, of its learning.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2019-11-04T11:01:06Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) LSF07102019.pdf: 672512 bytes, checksum: cbcd7033ab01bfed5aca46109b113554 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-11-04T11:01:06Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) LSF07102019.pdf: 672512 bytes, checksum: cbcd7033ab01bfed5aca46109b113554 (MD5) Previous issue date: 2019-10-01en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectCompetência socioemocionalpt_BR
dc.subjectEscolapt_BR
dc.subjectBase Nacional Comum Curricularpt_BR
dc.titleCompetência socioemocional: analisando a perspectiva paradigmática da Base Nacional Comum Curricularpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Gonçalves, Catarina Carneiro-
dc.description.resumoCada vez mais o debate sobre a dimensão relacional dos sujeitos adentra o cenário educacional, reconhecendo-se que a escola é um lócus privilegiado para que estudantes possam aprender a conviver. Neste contexto, em 2017 foi publicado em território brasileiro a Base Nacional Curricular Comum - BNCC, explorando os direitos de aprendizagem e as competências necessárias aos educandos na contemporaneidade. Considerando a importância deste documento e, ainda, a relevância de uma formação socioemocional, este estudo objetivou analisar as competências gerais da BNCC, a fim de identificar a existência de um trabalho socioemocional. Sendo construído numa proposta metodológica qualitativa, do tipo análise documental, o presente estudo considerou as dez competências gerais e, através de uma análise de conteúdo, investigou o conteúdo latente. Os resultados indicam uma ampla valorização das competências socioemocionais, com ênfase para a dimensão do engajamento com os outros. Isso indica, portanto, um reconhecimento da escola como fórum privilegiado de convivência e, portanto, de sua aprendizagem.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULOpt_BR
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LSF07102019.pdf656,75 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons