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https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/16261
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Freire, Lilianara dos Santos | - |
dc.date.accessioned | 2019-11-04T11:01:06Z | - |
dc.date.available | 2019-10-07 | - |
dc.date.available | 2019-11-04T11:01:06Z | - |
dc.date.issued | 2019-10-01 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/16261 | - |
dc.description.abstract | Increasingly, the debate about the relational dimension of subjects enters the educational scenario, recognizing that the school is a privileged locus for students to learn to live with. In this context, in 2017 was published in Brazilian territory the Common National Curriculum Base - BNCC, exploring the learning rights and skills required for learners in contemporary times. Considering the importance of this document and the relevance of socio-emotional training, this study aimed to analyze the general competencies of the BNCC in order to identify the existence of socio- emotional work. Being built on a qualitative methodological proposal, such as document analysis, the present study considered the ten general competences and, through a content analysis, investigated the latent content. The results indicate a broad appreciation of socio-emotional skills, with emphasis on the dimension of engagement with others. This indicates, therefore, a recognition of the school as a privileged forum for coexistence and, therefore, of its learning. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2019-11-04T11:01:06Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) LSF07102019.pdf: 672512 bytes, checksum: cbcd7033ab01bfed5aca46109b113554 (MD5) | en |
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dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal da Paraíba | pt_BR |
dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Competência socioemocional | pt_BR |
dc.subject | Escola | pt_BR |
dc.subject | Base Nacional Comum Curricular | pt_BR |
dc.title | Competência socioemocional: analisando a perspectiva paradigmática da Base Nacional Comum Curricular | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Gonçalves, Catarina Carneiro | - |
dc.description.resumo | Cada vez mais o debate sobre a dimensão relacional dos sujeitos adentra o cenário educacional, reconhecendo-se que a escola é um lócus privilegiado para que estudantes possam aprender a conviver. Neste contexto, em 2017 foi publicado em território brasileiro a Base Nacional Curricular Comum - BNCC, explorando os direitos de aprendizagem e as competências necessárias aos educandos na contemporaneidade. Considerando a importância deste documento e, ainda, a relevância de uma formação socioemocional, este estudo objetivou analisar as competências gerais da BNCC, a fim de identificar a existência de um trabalho socioemocional. Sendo construído numa proposta metodológica qualitativa, do tipo análise documental, o presente estudo considerou as dez competências gerais e, através de uma análise de conteúdo, investigou o conteúdo latente. Os resultados indicam uma ampla valorização das competências socioemocionais, com ênfase para a dimensão do engajamento com os outros. Isso indica, portanto, um reconhecimento da escola como fórum privilegiado de convivência e, portanto, de sua aprendizagem. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Educação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPB | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULO | pt_BR |
Aparece nas coleções: | CE - TCC - Pedagogia |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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