Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/16267
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorNascimento, Vanessa Ferreira do-
dc.date.accessioned2019-11-04T13:05:09Z-
dc.date.available2019-10-08-
dc.date.available2019-11-04T13:05:09Z-
dc.date.issued2019-09-30-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/16267-
dc.description.abstractThis Course Conclusion work (TCC) addresses the thematic Reading and Storytelling, in the envionement of Childhood Education. It has as aim to perform storytelling activities with children in EEBAS, to evaluate as possibilities of storytelling offered in the scope of Early Childhood Education. One treat of a research action, supported by the specific bibliography, complemented by readers' actions with participants children in the reading and story activities. Those actions realized in the research field were recorded, analyzed and reproduced in an experience lived during the participation in the Pedagogical Residency Program, in a class of IV Kindgarten, at the School of Basic Education of the Federal University of Paraíba - UFPB Campus I. The main theoretical sources used were : Bakhtin (1997), Bettelheim (2002), Cavalcanti (2002), Cadermatori (2010), Silva (2002), Gil (2008), Koch (2001), Silva (2009), Silva (2015), in addition to the institutional document entitled Common Curriculum National Base (BNCC). The executed study concludes that performing planned reading and storytelling activities in the scope of early childhood education contributes to the child's development, once that turns the learning more meaningful, considering children's assessments during a research, demonstrating the accomplishment continuous in participation in the reading actions carried out during the research period mentioned here.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2019-11-04T13:05:09Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) VFN08102019.pdf: 1041425 bytes, checksum: 035395dd857867539c1af41f64e6bed5 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-11-04T13:05:09Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) VFN08102019.pdf: 1041425 bytes, checksum: 035395dd857867539c1af41f64e6bed5 (MD5) Previous issue date: 2019-09-30en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectLeiturapt_BR
dc.subjectContação de históriaspt_BR
dc.subjectOficinas pedagógicaspt_BR
dc.titleLeitura e contação de histórias na educação infantil: uma experiência com crianças do infantil IVpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Silveira, Maria Claurênia Abreu de Andrade-
dc.description.resumoEste trabalho de Conclusão de Curso (TCC) aborda a temática Leitura e Contação de História, no âmbito da Educação Infantil. Tem por objetivo realizar atividades de contação de histórias, com crianças, na EEBAS, avaliando as possibilidades que a contação de histórias oferece no âmbito da Educação Infantil. Trata-se de uma pesquisa-ação, apoiada por bibliografia específica, complementada por ações leitoras com as crianças participantes de atividades de leitura e contação de histórias. Essas ações realizadas no campo de pesquisa foram registradas, analisadas e apresentadas em um relato dessa experiência vivida durante a participação no Programa Residência Pedagógica, em uma turma do Infantil IV, na Escola de Educação Básica da Universidade Federal da Paraíba – UFPB Campus I. As principais fontes teóricas utilizadas foram: Bakhtin (1997), Bettelheim (2002), Cavalcanti (2002), Cadermatori (2010), Silva (2002), Gil (2008), Koch (2001), Silva (2009), Silva (2015), além do documento institucional intitulado Base Nacional Comum Curricular (BNCC). O estudo realizado conclui que realizar atividades planejadas de leitura e contação de histórias no âmbito da Educação infantil contribui para o desenvolvimento da criança, uma vez que torna o aprendizado mais significativo, considerando as reações das crianças durante a pesquisa, demonstrando autonomia crescente, na participação nas ações leitoras realizadas no período da pesquisa aqui mencionada.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
VFN08102019.pdf1,02 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons