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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/16271
Tipo: TCC
Título: Atendimento educacional especializado em deficiência visual: uma experiência de formação continuada no estado da Paraíba
Autor(es): Alves, Shyrley Rique
Primeiro Orientador: Farias, Adenize Queiroz de
Resumo: A presente pesquisa aborda o atendimento educacional especializado (AEE) em deficiência visual, tendo como foco uma experiência de formação continuada ofertada acerca de 200 professores paraibanos, que atuam nas salas de recursos multifuncionais, como também nas turmas de ensino regular. Para tanto delimitamos como objetivo geral analisar as contribuições do curso presencial de aperfeiçoamento em AEE na área de deficiência visual, destinado a profissionais que atuam com esse público-alvo, seja na sala de ensino regular ou na sala de recursos. Este trabalho é alicerçado nas políticas públicas de inclusão desde a Constituição Brasileira até os dias atuais, abordando conceitos e práticas relevantes no contexto do aluno cego e com baixa visão, que devem ser contempladas nos cursos de formação para professores que atuam nessa área. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, tendo como procedimento metodológico para coleta dos dados a aplicação de um questionário semiestruturado, realizado junto a professores que participaram da formação em diversos polos do estado da Paraíba. Para análise dos dados buscar-se-á refletir os elementos teóricos acerca da deficiência visual, articulando-os com relatos de professores os quais evidenciaram as contribuições oferecidas pela formação nas quatro grandes regiões do estado: Litoral, Agreste, Brejo e Cariri. Muitos professores revelaram já estar colocando em prática o aprendizado adquirido na formação. Um dos grandes desafios é que o curso venha contemplar não apenas professores do AEE, mas também professores que atuem no ensino regular e que essa formação seja multiplicada em outras regiões do Estado, ampliando esse serviço para outros municípios onde há um considerável número de pessoas com deficiência visual carente desse atendimento, a exemplo do sertão paraibano.
Abstract: The present research approaches the specialized educational care (AEE - Atendimento Educacional Especializado – Specialized Educational Care) in visual impairment, having as focus a continuing educational experience offered to about 200 teachers from Paraíba, whom work at the multifunctional resources classrooms as also in the regular teaching classes. Therefore, it is set as a main goal to analyze the contributions of the classroom course of improvement at AEE in the area of visual impairment, aimed to the professionals that work with this intended audience, being this done in an regular teaching classroom or in an multifunctional resources one. This paper is based on public policies of inclusion since the Brazilian Constitution year until nowadays, approaching relevant concepts and practices at the blind and/or low vision student’s context, which should be covered in the Graduation courses for teachers that work in this area. This is a qualitative research, having as method procedure to data collecting, the application of a semi-estructured questionnaire, done along with teachers who graduated on different centers of the Paraíba State. To data analysis, it will be sought to reflect over the theoretical elements about visual impairment, associating them with teachers reports, which showed the contributions offered by the graduation on the four big regions of the state: Litoral (Coast), Agreste (Rough), Brejo (Fen) and Cariri (typical geographic region). Many teachers revealed already putting into practice the learning acquired on the graduation. One of the biggest challenges is the course coming to cover not only the AEE teachers but also teachers that work in the regular education as well and that this formation be expanded to another regions of the state, widening this service to others cities where there is a substantial number of people with deficient visual impairment care, taking as example, the Sertão (backwoods) of Paraíba.
Palavras-chave: Atendimento educacional especializado
Deficiência visual
Formação de professores
Políticas públicas
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIAL
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Educação
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/16271
Data do documento: 27-Set-2019
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia

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