Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/16291
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSouza, Maria Bianca da Silva-
dc.date.accessioned2019-11-05T10:49:48Z-
dc.date.available2019-10-08-
dc.date.available2019-11-05T10:49:48Z-
dc.date.issued2019-09-25-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/16291-
dc.description.abstractThe violence in the contemporary context reveals an urgent need for educational projects guided by non-violent practices, through means that support the concepts of Education for Peace and that stimulates the humanization of the individuals. Through a bibliographical search in the gospels of Matthew, Mark, Luke, and John, this project aims to comprehend what was the pedagogy used by Jesus and verify whether it displays elements of a humanizing education or not. Therefore, this study presents a definition of the concept of humanizing education based on the theoretical studies of Freire and the analysis of a discussion of values raised by Comte-Sponville. Both authors point out that the humanization process can only be understood at the core of social relations, through situations of non-domination and underlined experiences with democracy, via dialog. According to the analysis of Jesus’ pedagogy, we identified that he sought to teach his disciples and everyone who crossed his path the importance of moral values to lead a peaceful life. Thus, he assisted individuals in reflexions about empathy and moral values such as love, humility, forgiveness, and compassion. Due to the results of this study, one can reason that an education guided by humanization can contribute to a culture of peace, that may overcome the culture of violence of our daily lives.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2019-11-05T10:49:48Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) MBSS08102019.pdf: 1173738 bytes, checksum: f0761e9ea71840a3954a349633b89049 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-11-05T10:49:48Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) MBSS08102019.pdf: 1173738 bytes, checksum: f0761e9ea71840a3954a349633b89049 (MD5) Previous issue date: 2019-09-25en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectHumanizaçãopt_BR
dc.subjectEducação para pazpt_BR
dc.subjectCultura de pazpt_BR
dc.subjectJesus - educador humanizadopt_BR
dc.titleEducação humanizadora à luz dos ensinamentos de Jesuspt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Gonçalves, Catarina Carneiro-
dc.description.resumoOs contextos violentos que marcam a contemporaneidade evidenciam, sobremaneira, a urgência de projetos educacionais que se ancorem em práticas contrárias à violência, a partir de percursos que se fundamentem numa epistemologia que se configure em propostas de Educação para Paz que favoreça a humanização dos sujeitos. Nestes trilhos, o presente projeto objetivou compreender, a partir de um estudo bibliográfico, de que modos à pedagogia exercida por Jesus se apresentava, buscando identificar haver ou não nela elementos de uma educação humanizadora. Para tanto, o estudo propôs-se definir o conceito de uma educação humanizadora a partir de estudos teóricos freirianos e, ainda, de uma análise crítica da discussão acerca dos valores proposta por Comte- Sponville. Ambos os autores então fundamentaram os trilhos teóricos, evidenciando que o processo de humanização dos sujeitos apenas é possível de ser pensando no seio das relações sociais, a partir de situações de não dominação e de experiência de democracia evidenciada, além de outras questões, via diálogo. De acordo com a análise feita a partir da pedagogia de Jesus, utilizando, para isso, o evangelho de Mateus, Marcos, Lucas e João, identificamos que a pessoa de Jesus buscava ensinar aos seus discípulos e a todos que iam ao seu encontro à importância dos valores morais como princípios que são base para nortear uma vida pautada em convivência pacífica entre as pessoas. Para isso, fazia uso da reflexão, levando os sujeitos à reflexões em torno da empatia e de valores morais tais como o amor, a misericórdia, a humildade, o perdão, a compaixão assim como a empatia. Diante do estudo realizado, pode-se concluir que uma educação pautada na humanização pode contribuir para a construção de uma cultura de paz que venha a amenizar a cultura de violência presente em nosso dia-a-dia.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MBSS08102019.pdf1,15 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons