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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/16291
Tipo: TCC
Título: Educação humanizadora à luz dos ensinamentos de Jesus
Autor(es): Souza, Maria Bianca da Silva
Primeiro Orientador: Gonçalves, Catarina Carneiro
Resumo: Os contextos violentos que marcam a contemporaneidade evidenciam, sobremaneira, a urgência de projetos educacionais que se ancorem em práticas contrárias à violência, a partir de percursos que se fundamentem numa epistemologia que se configure em propostas de Educação para Paz que favoreça a humanização dos sujeitos. Nestes trilhos, o presente projeto objetivou compreender, a partir de um estudo bibliográfico, de que modos à pedagogia exercida por Jesus se apresentava, buscando identificar haver ou não nela elementos de uma educação humanizadora. Para tanto, o estudo propôs-se definir o conceito de uma educação humanizadora a partir de estudos teóricos freirianos e, ainda, de uma análise crítica da discussão acerca dos valores proposta por Comte- Sponville. Ambos os autores então fundamentaram os trilhos teóricos, evidenciando que o processo de humanização dos sujeitos apenas é possível de ser pensando no seio das relações sociais, a partir de situações de não dominação e de experiência de democracia evidenciada, além de outras questões, via diálogo. De acordo com a análise feita a partir da pedagogia de Jesus, utilizando, para isso, o evangelho de Mateus, Marcos, Lucas e João, identificamos que a pessoa de Jesus buscava ensinar aos seus discípulos e a todos que iam ao seu encontro à importância dos valores morais como princípios que são base para nortear uma vida pautada em convivência pacífica entre as pessoas. Para isso, fazia uso da reflexão, levando os sujeitos à reflexões em torno da empatia e de valores morais tais como o amor, a misericórdia, a humildade, o perdão, a compaixão assim como a empatia. Diante do estudo realizado, pode-se concluir que uma educação pautada na humanização pode contribuir para a construção de uma cultura de paz que venha a amenizar a cultura de violência presente em nosso dia-a-dia.
Abstract: The violence in the contemporary context reveals an urgent need for educational projects guided by non-violent practices, through means that support the concepts of Education for Peace and that stimulates the humanization of the individuals. Through a bibliographical search in the gospels of Matthew, Mark, Luke, and John, this project aims to comprehend what was the pedagogy used by Jesus and verify whether it displays elements of a humanizing education or not. Therefore, this study presents a definition of the concept of humanizing education based on the theoretical studies of Freire and the analysis of a discussion of values raised by Comte-Sponville. Both authors point out that the humanization process can only be understood at the core of social relations, through situations of non-domination and underlined experiences with democracy, via dialog. According to the analysis of Jesus’ pedagogy, we identified that he sought to teach his disciples and everyone who crossed his path the importance of moral values to lead a peaceful life. Thus, he assisted individuals in reflexions about empathy and moral values such as love, humility, forgiveness, and compassion. Due to the results of this study, one can reason that an education guided by humanization can contribute to a culture of peace, that may overcome the culture of violence of our daily lives.
Palavras-chave: Humanização
Educação para paz
Cultura de paz
Jesus - educador humanizado
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Educação
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/16291
Data do documento: 25-Set-2019
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia

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