Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/16298
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorBarros, Leonice Bezerra Lemos-
dc.date.accessioned2019-11-05T12:32:35Z-
dc.date.available2019-09-30-
dc.date.available2019-11-05T12:32:35Z-
dc.date.issued2019-09-24-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/16298-
dc.description.abstractEste Trabajo de Conclusión del Curso (TCC) aborda el tema de la Enseñanza Intercultural del Arte en los primeros años de la escuela primaria. Es un estudio exploratorio, realizado a partir de revisión bibliográfica y documental, para el relato de experiencia de la pasantía supervisada. Su objetivo general es indicar las posibilidades que la música ofrece para la enseñanza intercultural del arte en la escuela primaria Luiz Vaz de Camões, en la ciudad de João Pessoa, Paraíba. Para lograr este objetivo general, se definieron los siguientes objetivos específicos: presentar la enseñanza del arte como un componente curricular obligatorio en la legislación actual de educación básica; exponer la propuesta de la Base Nacional Comum Curricular para la música en los primeros años de la escuela primaria; identificar las características de la enseñanza del arte intercultural; relatar la experiencia llevada a cabo en la Escuela Primaria Municipal Luiz Vaz de Camões, ubicada en el barrio Mangabeira IV, João Pessoa, Paraíba. Concluye que la enseñanza intercultural de la música requiere incluir en la discusión del aula los temas que hoy impregnan la vida humana y las relaciones sociales. Estos temas se relacionan con diferencias económicas, étnicas, religiosas, sexuales, entre otros. Trabajar desde la perspectiva de la interculturalidad también es trabajar con el conflicto, no por imposición o dominación, sino por el diálogo que evita la indiferencia, la falta de respeto, los prejuicios y la discriminación.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2019-11-05T12:32:35Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) LBLB30092019.pdf: 949563 bytes, checksum: 0e68c831441665c733345e6005ba919f (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-11-05T12:32:35Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) LBLB30092019.pdf: 949563 bytes, checksum: 0e68c831441665c733345e6005ba919f (MD5) Previous issue date: 2019-09-24en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectEnsino - artept_BR
dc.subjectEnsino intercultural da artept_BR
dc.subjectEnsino - músicapt_BR
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.title“Nossa playlist”: uma experiência sobre o conhecimento musical com estudantes do ensino fundamentalpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Sardelich, Maria Emilia-
dc.description.resumoEste Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) aborda a temática do Ensino Intercultural da Arte nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Tem por objetivo geral indicar as possibilidades que a música oferece para o ensino intercultural da arte na Escola Municipal de Ensino Fundamental Luiz Vaz de Camões, da cidade de João Pessoa, estado da Paraíba. Para alcançar esse objetivo geral, foram definidos os seguintes objetivos específicos: apresentar o Ensino da Arte como componente curricular obrigatório na legislação atual da Educação Básica; expor a proposta da Base Nacional Comum Curricular para a música nos anos iniciais do Ensino Fundamental; identificar as características do ensino intercultural da arte; relatar a experiência realizada na Escola Municipal de Ensino Fundamental Luiz Vaz de Camões, localizada no bairro Mangabeira IV, na cidade de João Pessoa, Paraíba. Trata-se de um estudo exploratório, realizado a partir de uma revisão bibliográfica e levantamento documental, para o relato de experiência do Estágio Curricular Supervisionado. Conclui que o Ensino Intercultural da Arte, e da Música, requer incluir na discussão da sala de aula os temas que permeiam a vida humana e as relações sociais na atualidade. Esses temas se relacionam com as diferenças econômicas, étnicas, religiosas, sexuais, entre outras. Trabalhar na perspectiva da interculturalidade é também trabalhar com o conflito, não por imposição nem por dominação, mas pelo diálogo que evita a indiferença, o desrespeito, o preconceito e a discriminação.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LBLB30092019.pdf927,31 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons