Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/16300
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorMoura, Jussara Marinho Rocha de-
dc.date.accessioned2019-11-05T12:56:33Z-
dc.date.available2019-10-01-
dc.date.available2019-11-05T12:56:33Z-
dc.date.issued2019-09-01-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/16300-
dc.description.abstractNo abstractpt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2019-11-05T12:56:33Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) JMRM01102019.pdf: 775507 bytes, checksum: f296e9d9eac6d18e50b0fa2242aea68f (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-11-05T12:56:33Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) JMRM01102019.pdf: 775507 bytes, checksum: f296e9d9eac6d18e50b0fa2242aea68f (MD5) Previous issue date: 2019-09-01en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectEnsino - matemáticapt_BR
dc.subjectLetramento matemáticopt_BR
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.titleInvestigando o letramento matemático em uma turma do 4° ano do ensino fundamentalpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Ferreira, Vinicius Varella-
dc.description.resumoA Presente pesquisa teve como objetivo analisar o letramento matemático em uma turma do 4o ano do ensino fundamental. Para tanto foram observadas e analisadas duas aulas. Após a observação das aulas foi realizada uma entrevista com a professora com o intuito de melhor entender sua prática docente e, ainda verificar qual é a compreensão de letramento matemático que a professora possui e, se a mesma participou de formações continuadas que dessem subsídios para a realização de um trabalho voltado ao(s) letramento(s). Para tratarmos sobre o conceito de letramento e letramento matemático optamos pelos seguintes autores: Kleiman (2005), Soares (2005), Silva et al (2016), Gomes (2015), PNAIC (BRASIL, 2014). Quanto à metodologia, a pesquisa teve uma abordagem qualitativa, pois buscou a compreensão da análise dos dados sem quantificá-los, pressupondo a singularidade e uma maior clareza do fato. Em relação ao processo técnico foi uma pesquisa de campo, pois teve como objetivo a observação dos fatos in loco. A partir das análises realizadas verificamos que o ensino da matemática na turma de quarto ano apresenta indícios de estar voltado a perspectiva do letramento matemático, contudo identificamos que nem todas as propostas de atividades seguem essa mesma perspectiva. Identificamos ainda, que a professora demonstrou não ter um conhecimento aprofundado em relação ao letramento matemático, e essa lacuna se reflete em sua prática docente.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JMRM01102019.pdf757,33 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons