Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/16300Registro completo de metadados
| Campo DC | Valor | Idioma |
|---|---|---|
| dc.creator | Moura, Jussara Marinho Rocha de | - |
| dc.date.accessioned | 2019-11-05T12:56:33Z | - |
| dc.date.available | 2019-10-01 | - |
| dc.date.available | 2019-11-05T12:56:33Z | - |
| dc.date.issued | 2019-09-01 | - |
| dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/16300 | - |
| dc.description.abstract | No abstract | pt_BR |
| dc.description.provenance | Submitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2019-11-05T12:56:33Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) JMRM01102019.pdf: 775507 bytes, checksum: f296e9d9eac6d18e50b0fa2242aea68f (MD5) | en |
| dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2019-11-05T12:56:33Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) JMRM01102019.pdf: 775507 bytes, checksum: f296e9d9eac6d18e50b0fa2242aea68f (MD5) Previous issue date: 2019-09-01 | en |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Universidade Federal da Paraíba | pt_BR |
| dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
| dc.rights | Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
| dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ | * |
| dc.subject | Ensino - matemática | pt_BR |
| dc.subject | Letramento matemático | pt_BR |
| dc.subject | Ensino fundamental | pt_BR |
| dc.title | Investigando o letramento matemático em uma turma do 4° ano do ensino fundamental | pt_BR |
| dc.type | TCC | pt_BR |
| dc.contributor.advisor1 | Ferreira, Vinicius Varella | - |
| dc.description.resumo | A Presente pesquisa teve como objetivo analisar o letramento matemático em uma turma do 4o ano do ensino fundamental. Para tanto foram observadas e analisadas duas aulas. Após a observação das aulas foi realizada uma entrevista com a professora com o intuito de melhor entender sua prática docente e, ainda verificar qual é a compreensão de letramento matemático que a professora possui e, se a mesma participou de formações continuadas que dessem subsídios para a realização de um trabalho voltado ao(s) letramento(s). Para tratarmos sobre o conceito de letramento e letramento matemático optamos pelos seguintes autores: Kleiman (2005), Soares (2005), Silva et al (2016), Gomes (2015), PNAIC (BRASIL, 2014). Quanto à metodologia, a pesquisa teve uma abordagem qualitativa, pois buscou a compreensão da análise dos dados sem quantificá-los, pressupondo a singularidade e uma maior clareza do fato. Em relação ao processo técnico foi uma pesquisa de campo, pois teve como objetivo a observação dos fatos in loco. A partir das análises realizadas verificamos que o ensino da matemática na turma de quarto ano apresenta indícios de estar voltado a perspectiva do letramento matemático, contudo identificamos que nem todas as propostas de atividades seguem essa mesma perspectiva. Identificamos ainda, que a professora demonstrou não ter um conhecimento aprofundado em relação ao letramento matemático, e essa lacuna se reflete em sua prática docente. | pt_BR |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.publisher.department | Educação | pt_BR |
| dc.publisher.initials | UFPB | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | CE - TCC - Pedagogia | |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| JMRM01102019.pdf | 757,33 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons
