Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/16300| Tipo: | TCC |
| Título: | Investigando o letramento matemático em uma turma do 4° ano do ensino fundamental |
| Autor(es): | Moura, Jussara Marinho Rocha de |
| Primeiro Orientador: | Ferreira, Vinicius Varella |
| Resumo: | A Presente pesquisa teve como objetivo analisar o letramento matemático em uma turma do 4o ano do ensino fundamental. Para tanto foram observadas e analisadas duas aulas. Após a observação das aulas foi realizada uma entrevista com a professora com o intuito de melhor entender sua prática docente e, ainda verificar qual é a compreensão de letramento matemático que a professora possui e, se a mesma participou de formações continuadas que dessem subsídios para a realização de um trabalho voltado ao(s) letramento(s). Para tratarmos sobre o conceito de letramento e letramento matemático optamos pelos seguintes autores: Kleiman (2005), Soares (2005), Silva et al (2016), Gomes (2015), PNAIC (BRASIL, 2014). Quanto à metodologia, a pesquisa teve uma abordagem qualitativa, pois buscou a compreensão da análise dos dados sem quantificá-los, pressupondo a singularidade e uma maior clareza do fato. Em relação ao processo técnico foi uma pesquisa de campo, pois teve como objetivo a observação dos fatos in loco. A partir das análises realizadas verificamos que o ensino da matemática na turma de quarto ano apresenta indícios de estar voltado a perspectiva do letramento matemático, contudo identificamos que nem todas as propostas de atividades seguem essa mesma perspectiva. Identificamos ainda, que a professora demonstrou não ter um conhecimento aprofundado em relação ao letramento matemático, e essa lacuna se reflete em sua prática docente. |
| Abstract: | No abstract |
| Palavras-chave: | Ensino - matemática Letramento matemático Ensino fundamental |
| CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
| Sigla da Instituição: | UFPB |
| Departamento: | Educação |
| Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
| URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
| URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/16300 |
| Data do documento: | 1-Set-2019 |
| Aparece nas coleções: | CE - TCC - Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| JMRM01102019.pdf | 757,33 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons
