Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/16300
Tipo: TCC
Título: Investigando o letramento matemático em uma turma do 4° ano do ensino fundamental
Autor(es): Moura, Jussara Marinho Rocha de
Primeiro Orientador: Ferreira, Vinicius Varella
Resumo: A Presente pesquisa teve como objetivo analisar o letramento matemático em uma turma do 4o ano do ensino fundamental. Para tanto foram observadas e analisadas duas aulas. Após a observação das aulas foi realizada uma entrevista com a professora com o intuito de melhor entender sua prática docente e, ainda verificar qual é a compreensão de letramento matemático que a professora possui e, se a mesma participou de formações continuadas que dessem subsídios para a realização de um trabalho voltado ao(s) letramento(s). Para tratarmos sobre o conceito de letramento e letramento matemático optamos pelos seguintes autores: Kleiman (2005), Soares (2005), Silva et al (2016), Gomes (2015), PNAIC (BRASIL, 2014). Quanto à metodologia, a pesquisa teve uma abordagem qualitativa, pois buscou a compreensão da análise dos dados sem quantificá-los, pressupondo a singularidade e uma maior clareza do fato. Em relação ao processo técnico foi uma pesquisa de campo, pois teve como objetivo a observação dos fatos in loco. A partir das análises realizadas verificamos que o ensino da matemática na turma de quarto ano apresenta indícios de estar voltado a perspectiva do letramento matemático, contudo identificamos que nem todas as propostas de atividades seguem essa mesma perspectiva. Identificamos ainda, que a professora demonstrou não ter um conhecimento aprofundado em relação ao letramento matemático, e essa lacuna se reflete em sua prática docente.
Abstract: No abstract
Palavras-chave: Ensino - matemática
Letramento matemático
Ensino fundamental
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Educação
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/16300
Data do documento: 1-Set-2019
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JMRM01102019.pdf757,33 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons