Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/16306
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorMelo, Kátia Kelly Costa de-
dc.date.accessioned2019-11-05T13:50:47Z-
dc.date.available2019-10-08-
dc.date.available2019-11-05T13:50:47Z-
dc.date.issued2019-09-30-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/16306-
dc.description.abstractThis study aims to investigate the methodologic importance of the scene's study, in the process of learning education, as the strategies and practices used by the Pe. Bartolomeu de Gusmão county school's teaching staff. For this purpose we apply to the teachers a quiz and we analise some produced documents, as by the school as the teachers involved with the scene's study development. We understand the scene's study is a pedagogical method interdisciplinary which can be developed not only in basic education but also in all sort of education. It provides a critical and investigative glance on our social and cultural precincts and helps on deepening of content which are not only in schoolbooks. That being said, it is a pedagogical activity that goes beyond classes room, being able to be developed in any rural or urban environment. The scene's study it's a practice which can contribute on stepping up the student's knowledge as helping in the teacher's formation process.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2019-11-05T13:50:47Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) KKCM08102019.pdf: 1385486 bytes, checksum: d04251ba3f54a845cefa9a6f7a143a94 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-11-05T13:50:47Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) KKCM08102019.pdf: 1385486 bytes, checksum: d04251ba3f54a845cefa9a6f7a143a94 (MD5) Previous issue date: 2019-09-30en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectEstudo do meiopt_BR
dc.subjectEnsino - aprendizagempt_BR
dc.subjectInterdisciplinaridadept_BR
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.titleA importância do estudo do meio no processo de ensino aprendizagempt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Pinheiro, Antonio Carlos Ferreira-
dc.description.resumoEste trabalho tem como objetivo investigar a importância metodológica do estudo do meio, no processo de ensino aprendizagem, bem como o de identificar que procedimentos e cuidados (estratégias e práticas), deve ter o(a) professor(a) ao realizar tal atividades nas séries iniciais de escolarização. O estudo foi realizado pelos docentes da Escola Municipal Pe. Bartolomeu de Gusmão. Para tanto, aplicamos um questionário aos professores e analisamos alguns documentos produzidos, tanto pela mencionada escola quanto pelos professores envolvidos com o desenvolvimento de estudos do meio. Entendemos que o estudo do meio é um método pedagógico interdisciplinar, que pode ser desenvolvido não somente na educação básica, mais também em todas as modalidades de ensino. Ele propicia um olhar crítico e investigativo sobre o nosso entorno social e cultural e ajuda no aprofundamento de conteúdos que não estão apenas nos livros didáticos. Assim, trata-se de uma atividade pedagógica que vai além da sala de aula, podendo ser desenvolvida em qualquer ambiente rural ou urbano. O estudo do meio é uma prática que pode contribuir tanto no aprofundamento de conhecimentos dos alunos quanto pode auxiliar no processo de formação do professor.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
KKCM08102019.pdf1,35 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons