Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/16313
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorCananéa, Leandro Batista-
dc.date.accessioned2019-11-05T15:13:11Z-
dc.date.available2019-10-04-
dc.date.available2019-11-05T15:13:11Z-
dc.date.issued2019-09-26-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/16313-
dc.description.abstractThe present work aimed to analyze the use of Libras as an instrument of inclusion and development stimulation in the context of early childhood education. By specific objectives we highlight; understand early childhood education in the Brazilian educational policy scenario; discuss the presence of the deaf student in the context of early childhood education; To evaluate the impacts of the use of Libras on the development of basic skills, such as attention, interaction, other languages, initiative \ autonomy, curiosity and fine motor skills. To this end, it made use of a qualitative methodology, through action research, whose data collection instruments were: field journaling, didactic interventions in Libras and analysis of PAEI, protocols of use of the Aponte Project, educational institution. child caring for underprivileged children of the neighborhood of Industries in the city of João Pessoa, Paraíba. The results showed that, in fact, Libras is an important instrument of inclusion, as it involved not only children in this learning, but motivated educators to learn Libras. In addition, we also show that it can be very effective in developing other skills important to the child universe.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2019-11-05T15:13:11Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) LBC04102019.pdf: 915256 bytes, checksum: 988c51142c9f49bc089394f97e542c0c (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-11-05T15:13:11Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) LBC04102019.pdf: 915256 bytes, checksum: 988c51142c9f49bc089394f97e542c0c (MD5) Previous issue date: 2019-09-26en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectInclusão escolarpt_BR
dc.subjectSurdezpt_BR
dc.subjectLIBRASpt_BR
dc.titleO uso da LIBRAS na educação infantil: uma experiência inclusiva no Projeto Apontept_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Santiago, Sandra Alves da Silva-
dc.description.resumoO presente trabalho teve por objetivo geral analisar o uso da Libras como instrumento de inclusão e de estimulação ao desenvolvimento no âmbito da Educação Infantil. Por objetivos específicos destacamos; compreender a educação infantil no cenário das políticas educacionais brasileira; discutir a presença do estudante surdo no contexto da educação infantil; avaliar os impactos do uso da Libras no desenvolvimento de habilidades básicas, tais como: atenção, interação, outras linguagens, iniciativa\autonomia, curiosidade e motricidade fina. Para tanto, fez uso de uma metodologia qualitativa, por meio da pesquisa-ação, cujos instrumentos de coleta de dados foram: registro em diário de campo, intervenções didáticas em Libras e análise dos PAEI, protocolos de uso do Projeto Aponte, instituição de educação infantil que atende crianças carentes do bairro das Indústrias na cidade de João Pessoa, Paraíba. Os resultados demonstraram que, de fato, a Libras é um importante instrumento de inclusão, pois envolveu não apenas as crianças nesse aprendizado, mas, motivou os educadores para a aprendizagem da Libras. Além disso, também evidenciamos que ela pode ser muito eficaz no desenvolvimento de outras habilidades importantes ao universo infantil.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIALpt_BR
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LBC04102019.pdf893,8 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons