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metadata.dc.type: TCC
Title: Da formação à atuação dos docentes de química na educação básica: Concepções e proposições
metadata.dc.creator: Fragoso, Maria Abílio
metadata.dc.contributor.advisor1: Sntos, Maria Betania Hermenegildo dos
metadata.dc.description.resumo: A formação docente vem se tornando uma das mais importantes linhas de pesquisa da área de Ensino de Química. Esse interesse tem resultado em um aumento significativo no número de produções científicas nesse âmbito, gerando discussões acerca das necessidades formativas, da análise crítica da formação atual e dos currículos dos cursos de Licenciatura. Sendo assim, o objetivo da pesquisa foi analisar as contribuições da formação inicial na atuação dos docentes de Química na Educação Básica (EB) de três cidades do interior da Paraíba. A pesquisa teve uma abordagem qualitativa de caráter descritivo quanto aos objetivos traçados e estudo de caso, em relação aos procedimentos utilizados. Os sujeitos da pesquisa foram 11 docentes que lecionam Química nas cidades pesquisadas. Os dados foram coletados por meio de um questionário semi-estruturado composto por 26 questões objetivas e subjetivas, relacionadas à formação, as concepções e as dificuldades encontradas pelos docentes no ensino de Química, bem como a utilização das metodologias, recursos didáticos e métodos avaliativos. As respostas dos docentes ao questionário foram analisadas através da análise de conteúdo. Para tal realizamos a pré-análise, a exploração do material e o tratamento dos resultados. Essas etapas originaram as categorias formação docente e proposições sobre o ensino de Química, que posteriormente foram utilizadas para discutir nossos resultados. Ao analisar os relatos dos docentes podemos inferir que na formação inicial dos participantes de nossa pesquisa ocorreu a valorização da formação técnica em detrimento da formação pedagógica. Como resquícios dessa formação, os docentes acabam reproduzindo nas instituições de ensino em que atuam o mesmo modelo de ensino a que foram submetidos, sendo materializado na forma como planejam suas aulas, nas metodologias de ensino, nos recursos didáticos e nos instrumentos avaliativos por eles utilizados na sala de aula, agravando os problemas enfrentados no Ensino de Química. Com o intuito de superar tais problemas e melhorar a qualidade do ensino, os docentes sugerem um maior empenho por parte do governo e da gestão escolar. Em concordância com os participantes de nossa pesquisa, propomos um maior comprometimento não só por parte do governo, mas da sociedade educacional no geral, para que juntos promovam a elaboração e reformulação de políticas públicas voltadas para a melhoria da qualidade da EB, visando a reestruturação qualitativa da educação pública brasileira.
Abstract: The formation of teaches has become one of the most important research fields in Chemistry Teaching. This interest has resulted in a significant increase in the number of scientific publications in this area, originating discussions about the formative needs, the critical analysis of current education and the curriculum of undergraduate courses. Therefore, the objective of the research was to analyze the contributions of initial training in the performance of Chemistry teachers in the basic education of three cities in the interior of Paraíba State. The research had a qualitative approach of descriptive character regarding the objectives set and study case, about the procedures used. The target audience was composed of 11 teachers that teach chemistry in the cities researched cities. Data were collected through a semi-structured questionnaire composed of 26 objective and subjective questions about the formation, conceptions, and difficulties encountered by teachers in chemistry teaching, as well as methodologies, didactic resources, and evaluation methods. The answers were analyzed through content analysis. For this, we performed the pre-analysis, the exploration of the material and the treatment of the results. These steps originated two categories that were later used to discuss our results. We could infer that in the initial formation of the participants there was the valorization of the technical formation over the pedagogical formation. As a consequence of this type of training, teachers reproduce it in the educational institutions in which they operate the same teaching model to which they were submitted, being materialized in the way they plan their classes, the teaching methodologies, the didactic resources and the evaluation instruments used by them in the classroom, which aggravates the problems faced in chemistry teaching. To overcome such problems and improve the quality of teaching, the teachers suggest a greater commitment from the government and school administrators. In agreement with the participants of our research, we propose a greater commitment not only from the government but from the educational society in general, so that together they promote the elaboration and reformulation of public policies aimed at improving the quality of B.A, aiming at the qualitative restructuring of Brazilian public education.
Keywords: Formação inicial e continuada
Ensino de química
Professores
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ: QUÍMICA E FÍSICA
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Paraíba
metadata.dc.publisher.initials: UFPB
metadata.dc.publisher.department: Química e Física
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/16316
Issue Date: 25-Oct-2019
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