Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/16322
Tipo: TCC
Título: O uso da propaganda impressa: contribuições para a formação de leitores críticos
Autor(es): Oliveira, Andréia de
Primeiro Orientador: Miranda, Joseval dos Reis
Resumo: O presente trabalho teve como objetivo principal buscar compreender como o gênero discursivo propaganda impressa pode contribuir no processo de leitura dos alunos nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Para tal fim, com os objetivos específicos procuramos: revistar os conteúdos que fundamentam a nossa pesquisa, partindo das concepções de leitura, leitura crítica, percorrendo pelo gênero discursivo, até nosso objeto de estudo a propaganda impressa; identificar quais as dificuldades de leitura e compreensão apresentadas pelos alunos a partir da aplicação da atividade diagnóstica; realizar oficinas de leitura com o gênero propaganda impressa a fim de contribuir para a formação de leitores críticos; e, por fim realizar uma análise comparativa entre os resultados e limites detectados no desenvolvimento das oficinas de leitura por meio do gênero propaganda impressa. Para a metodologia de pesquisa, foi priorizado o método qualitativo, com o uso de ferramentas de observação participante, roda de conversa e oficinas de leitura. A pesquisa foi desenvolvida com alunos do 5o ano, e a escolha dos participantes e do lócus se deu por meio das intervenções realizadas durante o Estágio Supervisionado do Ensino Fundamental. Buscamos discutir a fundamentação teórica sobre leitura a partir das contribuições de Kleiman (2000), Solé (1998), Koch (2001; 2014). Na formação leitora e leitura crítica Freire (1998), Geraldi (2001), e outros. Para fundamentar o conceito de gênero discursivo em Bakhtin (1997), propaganda impressa em Garcia (1982), Melo (2006) e Consoli (2008), tendo a BNCC (2017) como documento oficial em toda a fundamentação teórica desta pesquisa. Por meio das intervenções com as oficinas de leitura, constatamos que os resultados desta pesquisa apontam positivamente para a contribuição da propaganda impressa na formação de leitores críticos, por proporcionar o desenvolvimento de habilidades leitoras, como refletir criticamente sobre a fidedignidade das informações, identificar os explícitos, implícitos e os efeitos de sentido do texto, analisar a circulação dos gêneros discursivos nos diferentes campos de atividade cotidiana, como seus usos e funções, bem como inferir as informações dadas para a construção de sentidos para que o processo de ensino e aprendizagem de leitura torne-se significativo para a sua vida.
Abstract: The present study aimed to understand how the discursive genre of print advertising could contribute to the reading process of students in the early elementary school. For this reason, we used the specific objectives to: search the contents that underlie our research,starting from the conceptions of reading, critical reading, going through the discursive genre and the object of this study, the printed advertising; identify what are the reading and comprehension difficulties of the students based on the application of the diagnostic activity; hold a reading workshop with the print advertising genre in order to contribute to the development of critical readers; and also make a comparative analysis between the results and the limits identified in the reading workshops with the use of discursive genre of printed advertising. About the research methodology, the qualitative method was prioritized with the use of participant observation tools, yarning circles and reading workshops. The study was conducted with 5th grade students, and the choice of participants and locus were made through interviews developed during the Supervised Internship of Elementary School. We aimed to discuss the theoretical foundation on reading from the following authors, Kleiman (2000), Solé (1998), Koch (2001; 2014). The reading formation and critical reading from Freire (1998), Geraldi (2001), and others. To support the concept of discursive genre in Bakhtin (1997), print advertising in Garcia (1982), Melo (2006) and Consoli (2008), the BNCC (2017) was an official document in all the theoretical basis of this research. Through the interventions with the reading worshps, we found that the results of this research point positively to the contribution of print advertising in the formation of critical readers, by providing in the development of reading skills, how to critically reflect on the reliability of information, identify the explicit, implicit and the meaning effects of the text, analyze the circulation of discursive genres in different fields of daily activity, as their uses and functions, as well as infer the information given to the construction of meanings so that the process of teaching and learning reading become meaningful to your life.
Palavras-chave: Formação leitores
Leitura crítica
Gênero discursivo
Propaganda impressa
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Educação
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/16322
Data do documento: 30-Set-2019
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AO08102019.pdf4,27 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons