Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/16325
Tipo: TCC
Título: A sala de aula invertida como metodologia ativa no ensino público: quais os saberes docentes a respeito desta proposta?
Autor(es): Pires, Alessa Thaís Guerra
Primeiro Orientador: Gonçalves, Catarina
Resumo: Por muitos anos, a educação foi vista de forma hierárquica, tendo o professor como saber absoluto e o estudante em uma posição passiva de mero receptor das informações. Esse tipo de educação, chamada por Paulo Freire de Educação Bancária, é imposta de forma dura, resultando em alunos desmotivados, desinteressados, que não se enxergam no processo de ensino e aprendizagem. Com o avanço dos anos, a educação vem sendo ressignificada, e novas metodologias surgem com o objetivo de romper com essa visão tradicional de ensino e de aprendizagem. Dentre as novas propostas, se destacam as Metodologias Ativas, por trazerem características fundamentais ao aprendizado participativo do estudante, como por exemplo, o protagonismo do aluno, experiência fundamentada na ação-reflexão-ação e, ainda, na interação. Para essa pesquisa, escolhemos uma de suas abordagens, a Sala de Aula Invertida, e usamos Jonathan Bergmann e Aaron Sams para compreensão e definição desta proposta, posto que são eles os percursores deste formato de sala de aula. No que concerne ao objetivo geral nos propusemos a identificar os saberes docentes a respeito da Sala de Aula Invertida em uma escola pública. Buscando alcançar esse objetivo, delimitamos alguns objetivos específicos, que foram conhecer os saberes docentes acerca da Sala de Aula Invertida; Identificar a existência de formação continuada para o trabalho com as Metodologias Ativas, em específico com a Sala de Aula Invertida; e Avaliar as condições internas e externas para a possível efetivação. Para a metodologia, usamos uma pesquisa qualitativa e exploratória, com a realização da pesquisa de campo. Como instrumento de coleta de dados, optamos em aplicar uma entrevista com 6 professores dos anos finais do Ensino Fundamental II, em uma escola pública de João Pessoa- PB. Dentre os resultados obtidos, destacamos o não conhecimento dos professores sobre as Metodologias Ativas, consequentemente da Sala de Aula Invertida, nos mostrando o quanto ainda é escasso este tema nas formações continuadas, refletindo, por tanto, na prática dos professores. Outro ponto que nos chamou atenção foi a visão negativa tida pela maioria dos professores sobre o alunado contemporâneo e a posição passiva que ainda ocupam, trazendo traços de uma educação tradicional. Ao final deste trabalho, ressalta-se a importância da inserção desses temas nas formações continuadas, a fim de proporcionar aos professores uma prática que traga o aluno como sujeito ativo, favorecendo um alunado autônomo e também responsável por sua formação.
Abstract: For so many years ago, the education was seen by a hierarchical form. Having the teacher as the primary and absolute wisdom power and the student as a passive learning receptor. This kind of education, called by Paulo Freire as Banking Education, which is imposed in an aggressive way, resulting in frustrated, unhappy students without motivation to learn. Students that don’t see themselves in the instruction and learning process. With the advance years, the education has been meaningful, and new methodologies show up with the objective of break up this traditional education vision of instruction and learning. Among new proposals, stand out the Active Methodologies, which bring fundamental characteristics of learning, giving the student the dynamic participation in the classroom. Being the protagonist, his experience is based in the action-reflection-action and, most important, the interaction. For this research, we choose of one its approaches: a flipped classroom. We work with Jonathan Bergman and Aaron Sams to better understand this model of education. Keep in mind that they were the initiators of this new learning method. Related to the general objective, we propose to identify the knowledge docents related to flipped classroom in a public school. Trying to reach this objective, we mark off some specific objectives to better know the knowledge docent about flipped classroom. Identify the existence of continuing formation for the work with active methodologies, in specific with the flipped classroom. And evaluate the internal and external conditions to the possible fulfillment. To this kind of methodology, we use a qualitative and exploratory research with the camp research realization. With instrument of data collection, we opt to interview six teachers from final years of Elementary School II, at a public school in Joao Pessoa-PB. Among the results obtained, we emphasize teachers’ lack of knowledge about Active Methodologies, consequently flipped classroom. This information shows us how insufficient is this theme on continuing formations; reflecting, therefore in the practical teaching. Another point of view that called our attention was the negative vision seen by most teachers about contemporaneous alumnus and the passive position that they still occupy, bringing traces of traditional education. At the end of this work, emphasize the importance of insertion of these themes in continuing formations, with the goal to offer our teachers, a practice where the student will be the active subject, benefiting an autonomous alumnus being also responsible for his formation.
Palavras-chave: Metodologia ativa
Sala de aula invertida
Saberes docentes
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Educação
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/16325
Data do documento: 24-Set-2019
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ATGP08102019.pdf1,52 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons