Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/16331
Tipo: TCC
Título: Afetividade na educação infantil: o que pensam as educadoras sobre a relação de afeto com as crianças
Autor(es): Cavalcante, Heidd Emanuelle Alves
Primeiro Orientador: Amorim, Ana Luisa Nogueira de
Resumo: O presente trabalho de conclusão de curso teve como objetivo analisar o que pensam as educadoras sobre afetividade e sobre a relação afetiva entre o/a professor/a e crianças no processo de ensino-aprendizagem. Essa discussão é de fundamental importância para os profissionais dessa área. Todo profissional que realmente se preocupa com a sua prática pedagógica busca conhecimento para desenvolver um excelente trabalho junto as crianças. Neste trabalho falamos sobre algumas concepções de afetividade e algumas concepções sobre a Educação Infantil. Como fundamentação teórica nos apoiamos na visão de teóricos renomados no assunto, como Wallon (1941/1995/1973/1975/2010), Galvão (1995) entre outros. É um estudo descritivo, de caráter qualitativo, que utilizou como instrumento de coleta de dados um questionário sobre afetividade na educação infantil. O questionário foi aplicado à gestora, supervisora, três professoras e uma monitora que atuam em uma creche pública. A presente pesquisa relatou que as profissionais da Educação Infantil consideram muito importante a afetividade no processo ensino- aprendizagem, pois traz relevantes benefícios na aprendizagem das crianças. Os objetivos destacados pelas profissionais foram: interação professor/aluno; amor; respeito; amizade; gosto pelo estudo; desenvolvimento cognitivo; aprendizagem satisfatória etc. Enfim, esse trabalho foi importante para minha formação, pois permitiu pesquisar um tema tão prazeroso e interessante, e constatar que cada dia os profissionais da Educação Infantil devem procurar se capacitar mais, para se tornarem os melhores em sala de aula.
Abstract: The present work of conclusion of course had the objective of analizing what educators think about affection e affection relationship between teachers and children in the processo of teaching-learning. This discussion is very important and fundamental to the profissonals of that área. Every Professional Who hás really worried about his or her pedagogical practice try to find knowledgement to develop a great job together the children. In this work, we mentioned some conceptions of affection as well as some coneptions of infant Education. We based, as theoretical foundation, on reknowned theorists on that subject, among them: Wallon (1941/1995/1973/1975/2010), Galvão (1995) and others. That is a descriptive study with the main point to the qualitative character, which used, as instrument, the collection of data whith a questionnaire about affection in the infant education. The questionnare was filed in by a manager, a supervisor and three teachers as well as a femaie monitor Who all work in a public nursery. The present research hás reported that the Professionals of infant Education considered the affection very important in the process of teaching-learning, that’s why it brings relevant benefits to the children learning. The objectives mentioned by the professionals were: interaction of teacher/student; Love; respect; relationship; taste for study; development of cognition; satisfactory learning, etc. Finally, this work was important to my Professional traing because it gave me the opportunity to research a such pleasurable and interesting the me, and to see that, every Day, the professionals of infant Education must try to train themselves more and more with the finality of becoming the Best ones in classroom.
Palavras-chave: Afetividade
Ensino - aprendizagem
Educação infantil
Desenvolvimento infantil
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Educação
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/16331
Data do documento: 1-Out-2019
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
HEAC09102019.pdf655,23 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons