Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/16339
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorRomão, Aurilane Regis-
dc.date.accessioned2019-11-06T17:37:26Z-
dc.date.available2019-10-08-
dc.date.available2019-11-06T17:37:26Z-
dc.date.issued2019-09-30-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/16339-
dc.description.abstractThe present work has as its theme Alice de Azevedo Monteiro and the Paraíba Teaching The present work has as its theme Alice de Azevedo Monteiro and the Paraíba Teaching Journals of the 1930s and early 1940s. Alice Monteiro worked in the creation and maintenance of two kindergartens, having been a journalist and teacher. The main objective was to map the articles on childhood and child in the Revista do Ensino in Paraíba from the 1930s and 1940s. Also: explore Alice Monteiro's life trajectory as a teacher, as well as her contributions to early childhood education; and investigate the history of kindergartens in Brazil and Paraíba. The historical outline of the research had as its starting point the year 1930 when Alice de Azevedo Monteiro began her career in the construction of kindergartens in Paraíba and the final date was the year 1942 date of the last journal of the researched and probably the year of death. From the teacher. The main source was the journals, as these can help the researcher to understand the movement of ideas of the period, as well as the daily political and educational projects, which were the subject of dispute in society. It also worked as a source for photographs of kindergartens that made important contributions to think about the activity rooms in which the children studied. By going through the writings about childhood and about children in the Revista do Ensino, we tried to contribute to the writing of childhood history in Brazil and, specifically, in Paraíba, bringing up the subjects who worked in the education of children. In Paraíba there was a large proliferation of kindergartens in the 1930s and the writings on childhood were mapped during this period. Early childhood education was perceived as necessary for the nation and was linked to the preparation of children for the first letters and their formation as future citizens.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2019-11-06T17:37:26Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) ARR08102019.pdf: 1066071 bytes, checksum: ea62c54f49618e72aa3e8ed803a50b1a (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-11-06T17:37:26Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) ARR08102019.pdf: 1066071 bytes, checksum: ea62c54f49618e72aa3e8ed803a50b1a (MD5) Previous issue date: 2019-09-30en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectAlice de Azevedo Monteiro - biografiapt_BR
dc.subjectJardins de infância - históriapt_BR
dc.subjectRevista do Ensino da Paraíbapt_BR
dc.titleAlice de Azevedo Monteiro e a educação das crianças pequenas na Paraíba: a criação dos primeiros jardins de infância e os escritos sobre infância na Revista do Ensino (1930-1942)pt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Espindola, Maíra Lewtchuk-
dc.description.resumoO presente trabalho tem como tema Alice de Azevedo Monteiro e as Revistas do Ensino da Paraíba das décadas de 1930 e início da década de 1940. Alice Monteiro atuou na criação e na manutenção de dois jardins de infância, tendo sido jornalista e professora. O objetivo principal entender a atuação de Alice de Azevedo Monteiro na história dos jardins de infância na Paraíba. Seguindo dos objetivos específicos: Investigar sobre a história dos jardins de infância no Brasil e na Paraíba; Mapear e apresentar as questões sobre a infância na Revista do Ensino na Paraíba das décadas de 1930 e 1940. O recorte histórico da pesquisa teve como marco inicial o ano de 1930 quando Alice de Azevedo Monteiro iniciou seu percurso na construção dos jardins de infância na Paraíba e a data final foi o ano 1942 data da última Revista do Ensino pesquisada e provavelmente o ano do falecimento da professora. Se utilizou como fonte principais as revistas, já que essas podem contribuir para o pesquisador entender a movimentação de ideias do período, além do cotidiano dos projetos políticos e educacionais, os quais eram alvo de disputa na sociedade. Também se trabalhou como fonte fotografias dos jardins de infância que apresentou importantes contribuições para se pensar as salas de atividades nas quais as crianças estudavam. Ao se percorrer os escritos sobre infância e sobre as crianças na Revista do Ensino, se procurou contribuir para a escrita da história da infância no Brasil e, especificamente, na Paraíba, trazendo à tona os sujeitos que atuaram na educação das crianças. Na Paraíba ocorreu uma grande proliferação de jardins de infância na década de 1930 e se mapeou os escritos sobre a infância nesse período. A educação da primeira infância foi percebida como necessária para nação e estava ligada à preparação das crianças para as primeiras letras e a sua formação enquanto futuros cidadãos.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARR08102019.pdf1,04 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons