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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/16352
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Antonio Amorim da-
dc.date.accessioned2019-11-07T10:24:01Z-
dc.date.available2019-10-08-
dc.date.available2019-11-07T10:24:01Z-
dc.date.issued2019-10-01-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/16352-
dc.description.abstractThe Health at School Program (PSE) aims to contribute to the integral formation of students of public basic education through prevention, promotion and health care actions. The Brazilian citizen is constitutionally guaranteed access to health, education, culture, leisure and safety, and when there are needs interventions, public policies that integrate theory and practice. Being the school is an important place for health promotion and education with broad possibilities and initiatives such as screening, health education activities and prevention, diagnosis, referral and primary care. The research aims to reflect on the action of the Health at School Program, with the professionals of Education and Health, visualizing the dynamics of the development of interactional work of the two areas involved. As methodological basis the work has the contributions of TRIVIÑOS (2019), C.F (1988). FREIRE (1996). The research was conducted through bibliographic, documentary and field research, with the participation of people from the community and professionals from education and health. The research pointed out that it is necessary to mediatize methodological actions that contribute to the continuing education of the professionals involved, being necessary to sensitize them to seek training to meet the needs of the public and find out how the program is being practiced and implemented in educational institutions, considering the reality. of the units and students that will be attended.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2019-11-07T10:24:01Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) AAS08102019.pdf: 1799628 bytes, checksum: 6c287291e28390b149e5d21485e78876 (MD5)en
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dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectPrograma Saúde na Escolapt_BR
dc.subjectEducação - saúdept_BR
dc.subjectSaúde - ações de prevençãopt_BR
dc.subjectPolíticas públicas - saúdept_BR
dc.titlePráticas educativas integradas a saúde: um olhar sobre as práticas de saúde na escolapt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Seabra, Magno Alexon Bezerra-
dc.description.resumoO Programa Saúde na Escola - PSE tem como finalidade contribuir para a formação integral dos estudantes da rede pública de educação básica por meio de ações de prevenção, promoção e atenção à saúde. Ao cidadão brasileiro constitucionalmente é garantido o acesso à saúde, educação, cultura, lazer e segurança, e quando há necessidades realizam-se intervenções, políticas públicas que integrem a teoria e a prática. Sendo a escola um importante local para promoção da saúde e educação com amplas possibilidades e iniciativas tais como: triagem, atividades de educação em saúde e prevenção, diagnóstico, encaminhamento e atenção básica. A pesquisa tem como objetivo a refletir sobre a ação do Programa Saúde na Escola, junto aos profissionais da Educação e Saúde, visualizando as dinâmicas do desenvolvimento do trabalho interacional das duas áreas envolvidas. Como base metodológica o trabalho tem as contribuições de TRIVIÑOS (2019), C.F (1988). FREIRE (1996). A pesquisa foi realizada, através de pesquisa bibliográfica, documental e de campo, com participação de pessoas da comunidade e profissionais da educação e saúde. A pesquisa apontou que é preciso midiatizar ações metodológicas que contribua na formação contínua dos profissionais envolvidos, sendo necessário sensibilizar aos mesmos buscar formações para atender as necessidades do público e averiguar como está sendo a prática e execução do programa nas instituições de ensino, considerando a realidade das unidades e dos educandos que serão atendidos.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
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