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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/16353
Tipo: TCC
Título: O estudante homem no curso de pedagogia da Universidade Federal da Paraíba Campus I: desafios e perspectivas
Autor(es): Alves, Gilmara Thaise dos Santos
Primeiro Orientador: Silva, Vívia de Melo
Resumo: A visão da sociedade sobre a docência mudou com o decorrer do tempo, inicialmente uma profissão exercida apenas por homens, principalmente com a chegada dos Jesuítas ao Brasil em 1549. A partir do século XIX e principalmente no século XX, o magistério passou por um processo de feminização. Nos dias atuais grande parte do corpo discente do Curso de Pedagogia da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Campus I, é composto por mulheres. Partindo desta consideração, este estudo buscou refletir acerca da inserção masculina no Curso de Pedagogia presencial da UFPB, Campus I. Como objetivos específicos buscou-se, a) identificar qual a motivação desses homens para cursar Pedagogia; b) elencar os desafios vivenciados pelos estudantes homens durante o curso de Pedagogia; c) identificar em qual área de trabalho estes futuros Pedagogos pretendem atuar no mercado de trabalho; d) explicitar as perspectivas apresentadas por estes estudantes para a futura atuação na área. Este estudo se desenvolveu a partir dos referenciais propugnados principalmente por Louro (1997), Vianna (2001) e Almeida (1998). Para tanto, utilizou-se de uma pesquisa quanti-qualitativa, realizada através de questionário aplicado no período letivo 2019.1. Contou-se com a participação de alunos do curso de Pedagogia, dos três turnos ofertados pela referida Instituição de Ensino Superior. Quanto aos resultados, destacou-se que, os desafios encontrados por estes alunos transcendem a inserção como docentes na educação infantil, possuindo perspectivas que, perpassam iniciar sua atuação na área educacional.
Abstract: Society's view of teaching has changed over time, initially a profession exercised only by men, especially with the arrival of the Jesuits in Brazil in 1549. From the XIX and especially in the XX, the teaching profession went through a process of feminization. Nowadays, much of the students on Pedagogy Course of the Federal University of Paraíba (UFPB), Campus I, which is made up of women. Based on this consideration, this study sought to reflect on male insertion in the UFPB On-Campus Pedagogy Course, Campus I. As objectives requested, a) identify what is the motivation of these men to study Pedagogy; b) list the challenges experienced by male students during the Pedagogy course; c) identify in which work area these future educators intend to perform in the labor market; d) explain the perspectives presented by these students for a future performance in the area. This study was conducted from the references proposed mainly by Louro (1997), Vianna (2001) and Almeida (1998). To do so, were used a quantitative and qualitative research, conducted through the questionnaire applied in the academic period 2019.1. Counted with a participation of students of the Pedagogy course, of the three shifts offered by the referred Institution of Higher Education. Regarding the results, it was emphasized that the challenges encountered by these students transcend the insertion as teachers in early childhood education, having perspectives that goes beyond starting to work in the educational area.
Palavras-chave: Pedagogos - mercado de trabalho
Pedagogia - estudantes homens
Formação docente
Feminização - magistério
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Educação
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/16353
Data do documento: 30-Set-2019
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia

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