Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/16354
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorMarinho, Fátima Pereira-
dc.date.accessioned2019-11-07T10:46:41Z-
dc.date.available2019-10-09-
dc.date.available2019-11-07T10:46:41Z-
dc.date.issued2019-09-27-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/16354-
dc.description.abstractSpecialized Educational Service is a service that is part of the current context of schools. It is a contribution to fulfill the educational needs of children, youngsters and adults with disabilities, mental disorders and high skills or giftedness, which face obstacles to their full development. As a result, arises the need to understand a little of the guiding reality of this modality, which constitutes Special Education, and to know what would be the ideal for this field. In this regard, the goal of this research is to analyze the teacher perception’s of the Specialized Educational Service about its pedagogical practice and a ideal pedagogical practice. The research had as participant a teacher of the Specialized Educational Service of a state school in the city of João Pessoa. As data collection instruments, was used a semi-structured interview script and simple observation. The analysis of the data indicated that the teacher practice’s reality of the SES contributes to the process of inclusion of Special Education target group’s in the school in which it is in. Likewise, her perception is formed when reffered to the ideal about the service, because it is based on your reality to inform her conception of it.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2019-11-07T10:46:41Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) FPM09102019.pdf: 964226 bytes, checksum: 9f58d8e812ed09b55d341416fad87bd9 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-11-07T10:46:41Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) FPM09102019.pdf: 964226 bytes, checksum: 9f58d8e812ed09b55d341416fad87bd9 (MD5) Previous issue date: 2019-09-27en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectEducação especialpt_BR
dc.subjectAtendimento educacional especializadopt_BR
dc.subjectProfessor - sala de aulapt_BR
dc.subjectPrática pedagógicapt_BR
dc.titleA prática pedagógica no atendimento educacional especializado: um comparativo entre o ideal e a realidadept_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Massaro, Munique-
dc.description.resumoO Atendimento Educacional Especializado é um serviço que faz parte do contexto atual das escolas. Constitui-se um aporte para atender às necessidades educacionais das crianças, jovens e adultos com deficiência, transtornos globais de desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação, os quais enfrentam barreiras impeditivas para o seu pleno desenvolvimento. Em vista disto, surge a necessidade de compreender um pouco da realidade norteadora dessa modalidade, que constitui a Educação Especial, e saber qual seria o ideal para esse campo. Nesse sentido, o objetivo dessa pesquisa é comparar a percepção do professor do Atendimento Educacional Especializado acerca da sua prática pedagógica e de uma prática pedagógica idealizada. A pesquisa teve como participante uma professora do Atendimento Educacional Especializado de uma Escola Estadual do Município de João Pessoa. Como instrumentos de coleta de dados, foi utilizado um roteiro de entrevista semiestruturada e observação simples. A análise dos dados indicou que a realidade da prática da professora do AEE contribui para o processo de inclusão das pessoas público-alvo da Educação Especial na escola em que essa está inserida. Da mesma maneira, é constituída sua percepção quando se trata do ideal sobre o atendimento, pois se baseia em sua realidade para informar sua concepção quanto a isto.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
FPM09102019.pdf941,63 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons